Cuidados simples podem evitar a proliferação do Aedes Aegpty

Lavar as mãos com água e sabão, cuidar ao tossir e espirrar, estes são cuidados conhecidos por todos para prevenir o Coronavírus (Covid-19), mas o que muitos esqueceram são cuidados, simples, para conter a proliferação do Aedes Aegpty, como não deixar água parada. A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves alerta para os cuidados nesta época do ano.

Conforme a Vigilância Ambiental foram encontradas amostras do mosquito, que transmite Dengue, Zica e Chikungunya nos bairros: Fátima, São Roque, Santa Helena, Ouro Verde, Zatt, Botafogo, Cidade Alta, Santa Rita, Santa Marta e Pomarosa. “Temos encontrado piscinas infantis que estão fora de uso, mas sem os cuidados adequados que devem ser esvasiadas. Caixas de água precisam ser vistoriadas, pois em vários locais estão sem tampa. É necessário vistoriar toda casa e arredores, uma vez por semana, para eliminação de depósitos de água, por menores que sejam”, destaca a responsável pelo Setor, Analiz Zatera.

Ainda conforme Analiz, “o mês de abril continua sendo bastante propício para proliferação de Aedes aegypti”. Até o presente momento não há circulação de vírus da dengue, zika ou chikungunya no município.

O ambiente ideal para a criação do mosquito é na sombra, com água limpa e parada. As larvas são adaptadas ao calor. Por isso, é importante que cada cidadão faça a sua parte e siga as orientações dos profissionais da Vigilância Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente, para eliminar os criadouros do mosquito.

Confira algumas dicas:

-É importante verificar o seu quintal com frequência, 15 min por semana são suficientes para eliminar criadouros (que são todos os depósitos que podem acumular água e servir para proliferação do mosquito).

-Potes, garrafas, plásticos, pneus acumulam água proliferando mosquitos, além de servirem como abrigos para outros insetos que podem ser prejudiciais à nossa saúde, como baratas, carrapatos e animais peçonhentos.

-Observe o ambiente em que você vive. Elimine ou guarde em local coberto os depósitos que possam acumular água. Eliminar os criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

– Denúncias devem ser encaminhadas para o 0800-979-6866

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

 

error: Conteúdo Protegido