Engana-se quem pensa que a rotina dos vovôs e vovós no Lar do Ancião, em Bento Gonçalves, tem alguma monotonia ou qualquer sinal de abandono ou esquecimento. Muito além do amparo, o desafio da casa é movimentar e garantir os hábitos saudáveis para seus moradores.
Todos os dias, o Lar ganha um clima de academia, com a prática de exercícios e atividades físicas das mais diversas e direcionadas para as necessidades de cada um dos idosos, com o acompanhamento de fisioterapeuta. E como a saúde não se limita ao corpo, semanalmente acontece a consulta com a psicóloga.
Manter a mente ativa é fundamental. Por isso, atividades como pintura, quebra-cabeças, piqueniques e o cultivo de plantas fazem parte deste currículo diário dos moradores do Lar do Ancião. E, claro, no lar também há os “craques” em jogos que, mesmo na brincadeira, servem como estímulo ao raciocínio, como as cartas e o dominó.
“Desde que assumimos o Lar do Ancião, propusemos como objetivo garantir uma instituição com a eficiência de uma empresa, mas preservando sua alma, sua essência de acolhida. É assim que cumprimos o propósito de proporcionar qualidade de vida, dignidade e acolhida aos residentes”, comenta o empresário César Cini, que em 2022 assumiu a presidência do Lar do Ancião, na gestão até 2025, com o objetivo de reabilitar o prestigio do Lar junto à comunidade de Bento e região.
E isso se dá justamente no dia a dia dos residentes. Desde o amanhecer, quando os profissionais do Lar dão a primeira assistência individual aos idosos, com toda a preparação deles para o café da manhã, até à noite, quando é servida a ceia. E sempre há aquele carinho a mais. No dia do aniversário de cada um dos moradores, o lanche da tarde é especial. E no final de cada mês, ocorre a festa para os aniversariantes.
Com capacidade para 60 residentes, o Lar do Ancião mantém, hoje, cerca de 40 idosos institucionalizados entre 65 e 100 anos atendidos. A casa é uma entidade filantrópica, instituída para a longa permanência de idosos, sem fins lucrativos. Conta hoje com uma equipe de mais de 30 colaboradores nas áreas da saúde, alimentação e suporte.
Plenamente apta junto ao Conselho Municipal do Idoso, toda essa engrenagem da entidade depende do apoio da comunidade para seguir oferecendo essa rotina ativa aos seus residentes. É possível colaborar de diversas formas. Desde a dedicação de tempo e conhecimento, como voluntário, até doações de suprimentos por meio de ações voluntárias. Mas o apoio financeiro é vital para o Lar. Conheça algumas formas de contribuir:
– A partir do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o apoio a entidades como o Lar do Ancião é a regra central. Acesse o site https://sld.sefaz.rs.gov.br ou aplicativo NFG e, no preenchimento do seu cadastro, indique o Lar do Ancião como entidade favorita.
– É possível destinar até 3% do imposto de renda de pessoa física à doação destinada ao Fundo Municipal do Idoso de Bento Gonçalves. É a partir do Fundo que ações do Lar do Ancião são beneficiadas. (Link da matéria que explica como fazer)
– Diretamente no site do Lar do Ancião ( www.lardoanciaobg.com.br ) é possível cadastrar-se inclusive para garantir doações mensais para a entidade.
– Pelo Projeto Mil Amigos, as pessoas que desejam doar são convidadas a fazer um cadastro junto à instituição e receber boletos mensais ou em cota única.
Quer saber mais sobre o Lar do Ancião ou conhecer este trabalho de perto? O Lar do Ancião fica na Alameda Anna Tedesco Variani, 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves. Ou entre em contato pelos fones: 54 3451-3444, 54 3453-8233 ou 54 98418-9647. Mais informações pelo www.lardoanciaobg.com.br
Fonte: Exata Comunicação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves