Neste primeiro momento, ocorrem Oficinas de Capoeira e Jiu Jitsu, além de atividades planejadas pelos educadores sociais e coordenações
Nesta quinta-feira (15), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão recebendo as 360 crianças e adolescentes da primeira chamada. Neste primeiro momento, estão tendo Oficinas de Capoeira e Jiu Jitsu, além de atividades planejadas pelos educadores sociais e coordenação dos Serviços. No dia 26 de fevereiro, ocorre a segunda chamada que vai totalizar 680 crianças e adolescentes atendidas.
Ainda, as crianças e adolescentes irão usufruir, em 2024, de Oficinas como de Yoga, Ginástica e Expressão Corporal, Jogos Recreativos e Coletivos, Dança, Canto, Desenho Artístico, Jiu Jitsu, Capoeira e Materiais Alternativos e Reutilizáveis. Os seis SCFVs são AABB, Sest/Senat, Carrossel da Esperança, Toquinha da Amizade, CECI e Balão Mágico.
A coordenadora do SCFV CECI, Mariana Nolasco, fala sobre a preparação do espaço para o retorno. “O retorno das crianças para o SCFV CECI é sempre um momento de grande expectativa e alegria tanto para as crianças, como para os pais, coordenação e educadoras. Nos preparamos para acolhê-los com uma rotina de atividades especiais para que todos se sintam aconchegados e seguros”.
Alessandra Prates é coordenadora do SCFV SEST/SENAT. Ela expressa sua acolhida neste momento de inclusão social. “Esse retorno para nós é muito gratificante, pois é muito lindo ver o quão felizes eles ficam ao voltar para o Serviço, por ser um espaço de acolhimento, de afeto, para sonhar e desenvolver suas potencialidades e assim vencer suas vulnerabilidades, por isso esse retorno das atividades é tão importante para toda comunidade”.
O coordenador SCFV Carrossel da Esperança, Leonardo Southier, ressalta sobre a organização da recepção. “Retorno importante para auxiliar as famílias da comunidade e para as crianças reverem os amigos e criarem novos laços, além da oportunidade de crescerem e evoluírem fazendo as atividades e oficinas propostas. No SCFV Carrossel da Esperança, para acolher as crianças, foram realizadas atividades lúdicas com muitas brincadeiras, além de lanche e almoço muito especiais”.
A coordenadora do setor dos SCFVs na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Letícia Cemin, traz sua mensagem de boas-vindas para 2024.“O retorno dos SCFV é sempre marcado por muito entusiamo e expectativa das crianças, assim como dos educadores e toda gestão de cada serviço. Tudo é preparado com muito carinho e amor, atividades planejadas para darmos início a mais um grande ano de muito trabalho, acolhimento e proteção as crianças do nosso município.
O Secretário Eduardo Virissimo destaca a importância dos Serviços e de sua missão dentro da sociedade. “As crianças e adolescentes estão chegando, temos pessoas capacitadas para recebê-las. Elas têm alimentação e práticas de higiene garantida, bem como, todo um trabalho pedagógico com profissionais da Prefeitura e oficineiros para que possam atender e realizar um trabalho de crescimento, de cidadania dentro de nosso município. Esse acolhimento é de muita importância, pois quando é feito um estudo social das famílias dentro dos CRAS e do CREAS se identifica que essas crianças atendidas estão em vulnerabilidade social e a mercê de possíveis quebras de direitos que teriam dentro da sociedade. E a Prefeitura acolhe as crianças e adolescentes e coloca elas dentro de um espaço onde elas estão com os seus direitos seguros e não vulneráveis à violência”.
Encontros com as famílias dos SCFVs
A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) vem realizando ações de acolhimento das crianças, adolescentes e suas famílias. De 22 a 25 de janeiro teve a Colônia de Férias nos Serviços com culminância no dia 26 de fevereiro no Estádio da Montanha. Ainda, foram promovidos encontros com representantes das famílias, ministrados pelos CRAS II e III no Sest/Senat e AABB, e pelo CRAS II no Carrossel da Esperança e Toquinha da Amizade. Nos dias 04 e 07 de março, o CRAS I sedia os encontros no Balão Mágico e no CECI.
Os encontros com representantes das famílias das crianças e adolescentes que foram selecionadas na primeira chamada tinham o objetivo de repassar informações importantes referentes ao ingresso e permanência das crianças/adolescentes nos serviços neste ano, retomar os objetivos deste espaço de proteção, firmar acordos com as famílias referente a participação nas atividades dos CRAS e dos Serviços de Convivência no decorrer do ano e sanar as dúvidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SEDES
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor