Os vereadores de Bento Gonçalves votam na sessão desta segunda-feira, 27, a abertura de um crédito especial de R$ 321.280,00, para viabilizar a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. De acordo com a justificativa deste segundo projeto, a nova pasta é necessária para “elaborar e implementar as políticas de segurança pública do município, com ênfase na proteção dos cidadãos, serviços, logradouros e bens públicos, prevenção e repressão da violência”. Também é destacado que serão extintos oito cargos em comissão para possibilitar a fundação da secretaria.
Assumirá a Secretaria o tenente coronel José Paulo Marinho, ex-comandante do 3º Bpat (3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) e ex-subchefe da Casa Militar do Governo do Estado.
Além deste projeto, outros três, e duas emendas modificativas a projeto estão na pauta de votação.
A primeira proposição que deve ser apreciada, em primeira votação, é o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1/2017, protocolado pelo vereador Moacir Camerini (PDT). O texto pretende suprimir a alínea h do inciso II do artigo 3º da Lei Complementar Municipal nº 183/2013, que “dispõe sobre o sistema tributário municipal e estabelece normas gerais suplementares em matéria de legislação tributária no município de Bento Gonçalves”. Com a mudança, seria extinta a Taxa de Varrição e Capina de Sarjetas para Melhoramento de Fachadas (TVCS). Conforme a justificativa do projeto, o tributo está em desconformidade com o artigo 79 do Código Tributário Nacional, por não possuir especificidade nem divisibilidade. “A cobrança de uma taxa somente pode ser imposta para atender a um serviço público divisível e totalmente específico, ou seja, exige-se a total necessidade de delimitar o fato para o qual a mesma está sendo imposta, caso contrário ela deverá ser tida como totalmente incabível e inconstitucional”, diz o texto.
Contudo, antes de votarem a proposição principal, os parlamentares devem apreciar, também em primeira votação, a Emenda nº 5/2017, de autoria do vereador Idasir dos Santos (PMDB). A matéria modifica o projeto para que, além de suprimir a referida alínea sobre a TVCS, sejam também revogados outros trechos da lei que regulamentam o mesmo assunto.
Em seguida, deve ser apreciado, em primeira votação, o PLC nº 2/2017, protocolado pelos vereadores Eduardo Virissimo (PP), Elvio de Lima (PMDB), Neri Mazzochin (PP), Rafael Pasqualotto (PP) e Volnei Christofoli (PP). A matéria também tem por meta suprimir trechos da Lei Complementar Municipal nº 183/2013 com o objetivo de extinguir a TVCS. Segundo a justificativa da proposição, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul apontam a inconstitucionalidade da cobrança do tributo, que, por essa razão, deve ser revogado.
Porém, antes de votarem o projeto, o plenário deve apreciar, também em primeiro turno, a Emenda nº 4/2017, de autoria do vereador Eduardo Virissimo. A intenção da matéria é somente fazer ajustes formais na proposição principal, sem alterar a essência do texto.
Por fim, deve ser votado o Projeto de Lei Ordinária nº 34/2017, enviado pelo Poder Executivo municipal. A proposição, que tramita em regime de urgência e deve ser apreciada em turno único, visa modificar o Anexo I da Lei Municipal n° 5.462/2012, que estabelece o Calendário Oficial de Eventos do Município de Bento Gonçalves. A alteração pretende incluir no rol o Armazém das Pontas, feira de vestuário de pequeno porte realizada no município durante três dias no mês de agosto. De acordo com a justificativa da matéria, o evento, que está entrando em sua 9ª edição, é muito atrativo aos consumidores e benéfico ao turismo, pois oferece produtos com até 70% de desconto, além de permitir que os comerciantes movimentem seus estoques.
A pauta da Ordem do Dia pode sofrer modificações até o início da sessão, conforme estabelece o artigo 58 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bento Gonçalves.
A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento, no Canal 16 da NET, pelo site da Câmara, pelo Youtube e pelo Facebook.
Fonte: Câmara Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves