Uma das premissas da presidência do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) é estar cada vez mais próxima dos médicos do interior. Por isso, ao longo do primeiro semestre, esteve presente em diversas cidades gaúchas. De fevereiro a junho deste ano, a diretoria do Cremers percorreu 1.470 quilômetros pelo Rio Grande do Sul, visitando cidades como Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
Visitas em hospitais, clínicas médicas, reuniões com prefeitos municipais, secretários de saúde, médicos e representantes de entidades de classe, fizeram parte das agendas da comitiva. “O objetivo é conhecer as instalações de saúde dos municípios, o corpo clínico dos hospitais, ouvir a direção das instituições e os médicos, entender a realidade de cada região, para que seja possível apoiar as reivindicações e as necessidades da categoria médica, sempre prezando pela ética e a prática da boa Medicina”, destaca o presidente do Cremers, Carlos Sparta.
O vice-presidente do Cremers, Marcelo D’Avila, por morar em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, vivencia diariamente a rotina de médico do interior do estado, e destaca o deslocamento da equipe administrativa do Conselho para realizar o cadastro dos médicos recém-formados como uma das atividades mais significativas no interior: “A ida de parte da equipe da Secretaria Operacional até municípios como Passo Fundo e Santa Maria para realizar o registro primário, faz com que os médicos recém-formados possam ter atendimento nos municípios onde se formaram, ao invés de precisar se deslocar até Porto Alegre”, explica.
Outro ganho recente para os médicos do interior, segundo o vice-presidente, é a resolução do Cremers que regulamenta o exercício da medicina para os médicos fronteiriços. O documento permite que médicos de nacionalidade brasileira que residem nas cidades de fronteira com o Uruguai atuem no país vizinho sem a necessidade de revalidação do diploma.
Capacitações – Com um olhar cada vez mais voltado para a classe médica que reside no interior, o Cremers irá disponibilizar, ao longo do segundo semestre deste ano, capacitações gratuitas em diferentes cidades gaúchas. Serão quatro cursos oferecidos, com ênfase em atendimentos de pacientes com trauma, atendimento pré-hospitalar, reconhecimento e tratamento precoce da parada cardiorrespiratória, e abordagem sistemática do paciente pediátrico crítico. As aulas acontecerão ao longo do segundo semestre nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Pelotas, Ijuí, Uruguaiana, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul e Passo Fundo. As datas e detalhes dos cursos serão divulgados em breve.
Delegacias seccionais – Além de Porto Alegre, o Cremers possui seis delegacias seccionais, em Pelotas, Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Maria. O objetivo é facilitar ao médico o acesso aos serviços prestados pelo Conselho. Nestes municípios, os médicos têm a oportunidade de serem atendidos presencialmente pelos delegados seccionais, representantes da autarquia nestas cidades. Além de manter o registro atualizado dos médicos da região, as delegacias também auxiliam fornecendo informações como registro de pessoas físicas, jurídicas e qualificação de especialistas. Confira o endereço, telefone e horário de atendimento de cada uma delas aqui.
Fonte e foto: Cremers
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21