Desde segunda (08), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) iniciou a Operação Verão 2018, uma ação intensiva de fiscalização em parques de diversão e aquáticos, clubes sociais e eventos efêmeros em todo o Estado.
Neste período de alta temporada em que o litoral gaúcho, balneários, clubes sociais e parques aquáticos aumentam consideravelmente a sua população em virtude das altas temperaturas, a ação objetiva reforçar a fiscalização, de forma a proporcionar um melhor atendimento, garantindo à sociedade que estes locais tenham responsáveis técnicos habilitados na elaboração dos PPCIs e manutenção de equipamentos.
A operação irá abranger as áreas de Engenharia Civil, Industrial, Elétrica e Química, durante a qual agentes fiscais verificarão a presença de laudos técnicos nos estabelecimentos, como o Plano de Prevenção contra Incêndios – que deve ser assinado por Engenheiro e estar acompanhado pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Em eventos como Final do Garota Verão, Planeta Atlântida e Pepsi Twist Land serão verificadas as estruturas metálicas, como arquibancadas, palcos, camarotes, iluminação, sonorização, locação e instalação e destinação final dos resíduos de banheiros químicos.
Nos parques, o foco será a manutenção dos equipamentos e das piscinas, como proteção dos sugadores e tratamento da água.
A operação irá ocorrer até o final de março, dividindo-se nas cinco regiões. As ações fiscalizatórias são realizadas por meio do aplicativo Infofisc. Além do preenchimento do relatório de fiscalização no momento da inspeção e consulta de ARTs e Registro de Empresas e profissionais, pelo Infofisc os dados de todo o Estado geram mapas georreferenciados.
Confira o que será verificado
Laudos Técnicos: Laudos técnicos são solicitados nesta ação pelo Corpo de Bombeiros. São eles: Laudo Técnico das Instalações Elétricas; Laudo Técnico Estrutural; Laudo Técnico Teste de Estanqueidade das Instalações e Redes de Gás; Laudo Populacional; Laudo de Renovação de Ar (através de ar condicionado ou equipamento similar); Estudo do Impacto de Vizinhança; Laudo de Incombustibilidade; Laudo Acústico e Projeto e Execução de PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, (conforme TRDP padrão). Todos devem ser elaborados por profissionais habilitados acompanhados pela ART, uma vez que estes laudos informam o estado do equipamento, e ou, da casa noturna.
– PPCI: As atividades desenvolvidas na elaboração e execução do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) devem ser realizadas por profissionais e empresas legalmente habilitadas com a emissão das ART’s.
– Estruturas Metálicas: Serão verificadas as montagens de arquibancadas, palcos, camarotes nos eventos no litoral.
– Manutenção de equipamentos: Serão verificadas as instalações/manutenções de equipamentos em parques aquáticos, parques de diversões, eventos efêmeros, etc.
– Iluminação e Sonorização: Deverão ser fiscalizados nos eventos realizados durante o período da ação estadual.
– Banheiros Químicos: Locação e instalação dos mesmos, deverá possuir ART.
– Manutenção de Piscinas: Proteção dos sugadores e tratamento da água, deverá possuir ART. Caso o profissional ou empresa que estiver executando o trabalho for registrada no CAU ou CRQ, deverá apresentar o documento de responsabilidade técnica referente ao seu Conselho.
Fonte: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025