A Operação Elmo VII é realizada em minas de extração onde ocorre o garimpo de gemas, além de um empreendimento hoteleiro, localizado em uma mina desativada, totalizando 47 pontos de fiscalização nesta ação.
O CREA-RS já havia realizado outras ações de fiscalização e visitas técnicas in loco na COOGAMAI, nas quais os agentes fiscais e conselheiros da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas verificaram e constataram o descumprimento de várias normas técnicas e legislação vigentes.
Na Operação Elmo VII, o CREA-RS autuou um hotel por exercício ilegal de atividades de engenharia sem responsável técnico e uso de explosivos para fins de demonstração turística.
Foram fiscalizados diversos garimpos e um parque com atividades de aventura sem responsável técnico e documentação no local. Foram emitidos auto de infração por exercício ilegal da profissão nos garimpos.
Foi verificada a ausência de ARTs de responsável técnico legalmente habilitado, como de engenheiro (a) de minas, para atuar na orientação técnica das atividades de extração mineral de Gemas (ametistas) com uso de explosivos, que requer a Carta Blaster, que é a licença para o profissional na utilização de explosivos.
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing do CREA-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor