Manifestações contrárias ao Governo Sartori ocorreram durante a quinta-feira (5), em Garibaldi. O primeiro ato foi realizado pela manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, com a presença da diretora do 12° Núcleo CPERS/Sindicato de Bento Gonçalves, Juçara Borges.
Os alunos dos 7°, 8° e 9° anos participaram de uma caminhada pelo centro da cidade, iniciando na escola e seguindo pelas ruas centrais, até a Praça Loureiro da Silva – Praça das Rosas. Na ação, os alunos portavam apitos, cartazes e instrumentos da banda marcial.
Chegando à praça, foi realizada uma conversa com os alunos, onde os ideais da greve foram expostos, como o parcelamento dos salários e a falta de reajuste.
O segundo ato ocorreu pela tarde, por volta das 17h, quando os manifestantes se deslocaram até os Pavilhões da Fenachamp. O Governador do Estado, José Ivo Sartori, que participaria do evento, preferiu não vir até Garibaldi a fim de evitar qualquer ato que prejudicasse a festa. Um assessor que preferiu não se identificar, afirmou que o governador ligou para o prefeito Antônio Cettolin e disse que não queria atrapalhar a festa de nenhuma maneira. Sartori deverá participar da Fenachamp em outra oportunidade.
De acordo com Juçara Borges, o ato realizado na Fenachamp já havia sido programado. Na última declaração de greve, foi decidido que onde o Governador estiver, o Sindicato fará atos e manifestações.
Cerca de 40 pessoas, entre elas professores, sindicalistas de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, participaram do ato pela tarde.
Fonte: Portal Adesso
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor