Na tarde desta sexta-feira (1º), a direção central do Cpers/Sindicato realizou a primeira audiência com o secretário estadual de educação, Faisal Karam. Na ocasião, a presidente do Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, entregou à Faisal um documento sobre a falta de estrutura nas escolas, no início do ano letivo.
Entre os problemas apontados estão a falta de professores(as), funcionários(as) de escola e orientadores(as) e supervisores(as) educacionais, desrespeito a autonomia das escolas na elaboração do calendário escolar, conforme prevê a lei de gestão democrática, enturmação e superlotação de turmas, multisseriação, não homologação de novas turmas, ameaça de fechamento de escolas, ausência de vagas e comprometimento da estrutura física em diversas instituições.
O documento tem como base as denúncias que o Sindicato recebeu de educadores(as) de diversas regiões do estado. A deliberação da entrega ao secretário ocorreu no último conselho geral do CPERS, realizado no dia 15 de fevereiro.
Durante a reunião, Helenir destacou a importância de respeitar a autonomia das escolas quanto a construção do calendário escolar. “Um dos problemas de impedir que as escolas organizem seus calendários, aliás como sempre foi feito, é prejudicar a presença das famílias em ocasiões como datas comemorativas e eventos organizados pela instituição. A presença dos pais é importantíssima”, observou.
Faisal comprometeu-se em dar retorno sobre esta questão na próxima quinta-feira (7).
Também ficou determinado que a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho e a secretária-geral do Sindicato, Candida Rosseto, irão acompanhar junto a representantes da Seduc os casos de homologação apresentados durante a reunião. “Recebemos muitos relatos sobre isso e estaremos atentos para que todas as situações sejam resolvidas”, afirmou Helenir.
Fonte: Cpers/Sindicato
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana