A Confraria do Espumante de Garibaldi se consolida como uma grande iniciativa para entender mais sobre a bebida símbolo do município. Em sua 19ª edição, a Courmayeur recebeu o evento na última quinta-feira, 21 de setembro.
Os participantes foram recebidos pelo enólogo Gilson Berselli e realizaram a visita na vinícola, seguindo para os tanques e para a rotulagem, antes de se dirigirem para a sala de degustação. No local, a apresentação foi conduzida por Berselli e pela sommeliere Rosenilda Crespão.
Os primeiros produtos degustados foram o espumante Brut Chardonnay e o espumante Brut Rosé, acompanhados de focaccia, configurando uma harmonização por contraste, acidez x salgado. Após, foi realizada a harmonização por contraste e similaridade, acidez, gordura e doçura (queijo provolone) com os espumantes Extra Brut Executive e Frisante Tinto Lambrusco. Ao final, outra harmonização por contraste, acidez x doçura (morangos), com os espumante Moscatel e espumante Prosecco.
A vinícola foi fundada em 1976 e, nos anos 90, iniciou a elaboração de espumantes, pelos quais atualmente é reconhecida no mercado nacional. O nome Courmayeur provém de uma comuna italiana da região do Valle d’Aosta, na fronteira com o território francês. A vinícola tem um giro anual de 300mil garrafas.
Em seu novo posicionamento, a vinícola está fortalecida na ideia de “celebrar o novo”, elaborando espumantes de alta qualidade, trazendo ao mercado produtos que sejam a cara do Brasil: descomplicados, alegres e únicos, e convida a descomplicar, consumindo espumantes a qualquer hora.
A Confraria do Espumante foi idealizada ainda em 2013 pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Todas as vinícolas locais são contempladas com a iniciativa, que é aberta para homens e mulheres com mais de 18 anos. Informações no fone (54) 3462 8235.
Fonte e foto: Prefeitura de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor