O projeto “Cucagna – Scola de Talian” é um projeto cultural de autoria e iniciativa da ASSODITA – Associação dos difusores do Talian, fundada em novembro de 2008, em Concórdia – SC. O projeto, ministrado pela Unicentro, passou a contemplar o Município de Cotiporã e possui o objetivo de preservar e valorizar a Língua Talian, bem como a cultura, usos, costumes e tradições da imigração italiana.
Em Cotiporã, o projeto foi organizado e iniciado pelo cotiporanense Ambrósio Giacomini, que é historiador, professor e hoje Coordenador da Cucagna – Scola de Talian no núcleo do município. Para difundir ainda mais o Talian em Cotiporã, o projeto conta com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura, que fornece gratuitamente o Museu Histórico como espaço para as atividades da Scola.
Através dos encontros de conversação, os participantes realizam a leitura de textos na língua Talian, tradução, discussão de vocabulário e da construção gramatical. Os encontros são abertos para toda a comunidade cotiporanense, desde os mais experientes aos jovens, e as atividades são gratuitas. Os mesmos ocorrem quinzenalmente, nas segundas-feiras, das 19h às 20 horas (encontro hoje: 18/07). Para participar, não a há a necessidade previa de inscrição, basta comparecer ao encontro e “parlar talian”.
“Tratam-se de encontros de pessoas entusiastas da Língua Talian, que pretendem difundir e não deixar desaparecer esse tesouro cultural que foi construído coletivamente por nossos antepassados. E da mesma forma, coletiva, com a indispensável participação da comunidade é que se quer e se espera continuar e fortalecer essa fundamental coluna da nossa história.”, afirma a Coordenadora Cultural de Cotiporã, Jocyane Baretta.
O projeto foi apresentado perante a Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e obteve o financiamento da Pró-Cultura RS LIC – Lei de Incentivo à Cultura, englobando ainda os municípios de Serafina Corrêa, Guaporé, Vista Alegre do Prata, Dois Lajeados, Nova Alvorada, Camargo, Paraí, Nova Bassano e São Jorge.
Fonte: Prefeitura de Cotiporã
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves