A partir da análise de quatro critérios – proporção de atendimento adequado de pré-natal; óbitos por causas mal definidas (quanto menor a proporção, melhor); óbitos infantis por causas inevitáveis; e internações sensíveis à atenção básica, a FIRJAN, através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), classificou os 50 municípios do Brasil com melhor índice na saúde, sendo Cotiporã o 6º município com a saúde mais desenvolvida.
A leitura dos resultados é feita considerando-se zero (0) a menor pontuação possível, e um (1) a maior. Quanto mais próximo de 1 o índice, portanto, maior o desenvolvimento da cidade no quesito. Cotiporã somou 0,9829 – pontuação a cima de 0,8 que confirma o índice alto de desenvolvimento. Notas entre 0,6 e 0,8, o desenvolvimento é considerado moderado; de 0,4 a 0,6, a avaliação é regular; e abaixo de 0,4 o estágio de desenvolvimento é baixo.
Para o Prefeito José Carlos Breda este resultado é o coroamento de um grande trabalho iniciado no primeiro governo (2013), implantando uma nova filosofia e sistemática de atendimento, desenvolvida na época pela Enfermeira Diretora Aricele de Villa juntamente com a Secretária Rozeli Frizon: “Poucos entenderam na época a necessidade de mudarmos e praticarmos o acolhimento segundo a classificação de risco, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. Valeu perseverar e qualificar física e tecnicamente a saúde. Cotiporã Pode se Orgulhar. Mérito de toda uma equipe de profissionais dedicada e comprometida com a causa da Saúde” afirma o Prefeito.
Entre os 50 municípios classificados, 30 deles estão no Rio Grande do Sul, destacando-se os 17 primeiros colocados, sendo estes todos, cidades do interior
Fonte: Revista Exame
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo