Cotiporã é bordada por parreiras e reconhecida em todo Estado do Rio Grande do Sul pela qualidade de suas uvas. A colheita da fruta no município iniciou em novembro de 2020 e deverá seguir até março de 2021, sendo que nesta safra, estima-se colher aproximadamente 25 milhões de quilos de uva.
Com variedades de consumo in natura, comuns e viníferas, atualmente, mais de 350 famílias cotiporanenses trabalham com a produção de uva em aproximadamente 1.200 hectares.
Nesta semana, o Prefeito Municipal Ivelton Mateus Zardo e a Vice-Prefeita Lenita Zanovello Tomazi visitaram e acompanharam a safra da uva em duas propriedades cotiporanenses:
– Propriedade de Ivani Faccin Lazzarini e família | Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes – Morro do Céu: Juntamente com os filhos Maicon e Mateus Lazzarini, a cotiporanense Ivani cultiva em oito hectares, as variedades Niágara Rosa, Niágara Branca, Isabel Comum e Precoce, BRS Magna, Violeta e Carmen, Rúbia e Seibel. A família estima colher nesta safra mais de 280 mil quilos da fruta, a qual será comercializada in natura e para produção de suco em comércio regional, estadual e nacional.
– Propriedade de Irani de Oliveira e família | Comunidade de São Casemiro: Possuindo aproximadamente cinco hectares para cultivo da fruta, a propriedade da família Oliveira destaca-se pela produção das uvas de mesa, com as variedades Benitaka, Núbia, Rainha Itália e Brasil. As uvas de mesa são cultivadas em 0,6 hectares e uvas comuns em quatro hectares. O cotiporanense Irani, juntamente com a esposa Morgana e o filho Gabriel, estima colher nesta safra, 12 mil quilos das variedades citadas.
O Prefeito Ivelton e a Vice Lenita agradecem aos produtores pelo convite e pela calorosa recepção, parabenizando todas as famílias cotiporanenses pelo trabalho em união, amor e cuidado dedicados para a produção da fruta.
A visita ainda contou com a presença do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Ivaldo Wearich, Chefe do Setor de Agricultura, Valdirene Gobbi, Presidente do STR, Mércia Fugali e Chefe do Escritório da EMATER, Jéssica Zalamena.
Fonte e foto: Prefeitura de Cotiporã
Simpósio Amamenta Bento ocorre nesta quinta-feira, 21 de agosto, na Fundação Casa das Artes
IDENTIFICADA MULHER QUE MORREU EM UM ACIDENTE GRAVE NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES
EM ACÃO RÁPIDA, BRIGADA MILITAR EVITA PELA 2ª VEZ TENTATIVA DE ESTELIONATO CONTRA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, EM BENTO GONÇALVES