A noite deste domingo, 16, registrou a interrupção de energia elétrica por cerca de 30 minutos em Bento Gonçalves, na cidade e em pontos do interior. Houve ainda transtornos em Pinto Bandeira para os clientes da RGE (Rio Grande Energia). Além deste período, em determinadas localidades ocorreu a queda, seguida de volta de energia, mais de uma vez. A Assessoria de Imprensa da RGE divulgou uma nota oficial e informou que em sua área de concessão no Rio Grande do Sul foram atingidos o fornecimento de energia elétrica para 30 mil clientes neste evento.
Veja a nota divulgada:
Nota à imprensa
A CPFL Energia informa que, por volta das 19h50 de hoje (16/10), houve a atuação do primeiro estágio do ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga, coordenado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, o que, na área de concessão das distribuidoras do Grupo CPFL Energia, ocasionou o desligamento de cargas em partes dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Todas as cargas foram restabelecidas até às 20h30 deste domingo e o fornecimento de energia elétrica encontra-se normalizado nas áreas de concessão da CPFL.
O ERAC é um sistema de proteção coordenado pelo ONS que determina cortes de carga seletiva às concessionárias de energia elétrica, em momentos em que há redução de geração no Sistema Interligado. Ou seja, se há ocorrências registradas no sistema de Transmissão de Energia Elétrica, o Operador Nacional do Sistema elétrico ordena redução de carga para preservação do restante do Sistema Elétrico Nacional.
Outros detalhes sobre o motivo do acionamento do ERAC podem ser checados com o ONS.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves