“Corpos em Cena” apresenta mostras gratuitas de teatro em Bento Gonçalves

Projeto que contribui com dinamismo cultural do município na área do teatro foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura

O projeto “Corpos em Cena – Núcleo de Pesquisa” convida a comunidade de Bento Gonçalves para duas mostras de processo abertas ao público, com entrada franca. As apresentações marcam o encerramento de meses de pesquisa e criação teatral e ocorrerão em dois locais distintos da cidade. No dia 9 de agosto, às 17h, a mostra será realizada na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). Já no dia 10 de agosto, também às 17h, o público poderá conferir o espetáculo na Fundação Casa das Artes.

Idealizado pela proponente Mônica Blume, o projeto “Corpos em Cena” foi contemplado no Edital 01/2023 – Cultura: Direito e Transformação, recebendo um investimento de R$ 17.500,00, disponibilizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Cultura. A iniciativa visa suprir uma demanda no cenário teatral local, fomentando a formação e o desenvolvimento de novas linguagens artísticas em Bento Gonçalves.

O núcleo de pesquisa e atuação estabeleceu como objetivo criar um ponto de conexão para o fazer teatral na cidade, oferecendo oportunidades de aprimoramento e aprendizado. Ao longo de seis meses, um grupo de participantes, que incluiu tanto indivíduos com experiência prévia quanto interessados em iniciar no campo das artes, dedicou-se a módulos sobre “Teatro como instrumento de transformação social”, “Teatro físico”, “Comicidade” e “Teatro performativo”. Sob a direção das atrizes e professoras Marina Martins e Mônica Blume, o grupo desenvolveu esquetes que agora serão apresentadas à comunidade.

Essas mostras de processo representam uma oportunidade para a população valorizar o trabalho artístico local e vivenciar a capacidade transformadora do teatro. O secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, destaca a relevância do projeto para a cena cultural da cidade. “Projetos como o ‘Corpos em Cena’ são fundamentais para oxigenar o nosso teatro, permitindo que novos talentos surjam e que a linguagem cênica ganhe cada vez mais espaço e reconhecimento em Bento Gonçalves. Nosso desejo é que iniciativas como essa se multipliquem, fortalecendo a arte e a cultura local.”

Para mais informações e atualizações sobre o projeto, é possível acompanhar o perfil @projetocorposemcena nas redes sociais.

error: Conteúdo Protegido