Bento Gonçalves iniciou as ações de monitoramento ao Coronavírus (COVID-19) ainda em janeiro, quando o mundo não imaginava à proporção que o vírus tomaria. Foi criado o Comitê de Atenção à doença, e seguidos eixos de planejamento com a comunicação, ações de prevenção, achatamento da curva epidemiológica para estruturação do sistema de saúde e macro-testagem.
Nesta semana foram recebidos mais 1520 testes rápidos, adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). No total já foram realizados 4.607 testes, rápidos e PCRs pela Secretaria da Saúde.
Os testes são realizados seguindo os protocolos estabelecidos, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde. A janela de testagem é após o 10º dia de aparecimento dos primeiros sintomas. “Para que tenhamos resultados corretos e possamos oferecer o tratamento para estas pessoas temos que seguir um protocolo, e uma quantidade de dias correta para realização destes testes. Importante, que as pessoas sigam as orientações corretas de isolamento social”, disse o Coordenador Médico da Secretaria, Marco Antônio Ebert.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica dos casos confirmados, em 46,5% a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction), e o restante através da realização de testes rápidos.
Em live nas redes sociais na segunda-feira, 13, o Prefeito Guilherme Pasin anunciou autorização para processo licitatório para compra de mais 15 mil testes -sendo 5 mil testes rápidos, 5 mil Elisa e 5 mil PCRs. “Nós adotamos uma política diferente dos demais Municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim, podemos adotar estratégias de planejamento. Paralelo a isso, estruturamos nossos leitos de isolamento, de UTI, passando de 20 para 50, adquirimos respiradores, sendo hoje 75 disponíveis. Nossa população não ficará sem atendimento”, finaliza o Prefeito.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: João Pedrassani
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento