Coro Juvenil do Moinho/UCS e cantora moçambicana Lenna Bahule apresentam “Moinho Nômade” em Bento Gonçalves

Apresentação será na Fundação Casa das Artes, sexta, dia 20, às 20h

Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, às 20h, no Teatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, o Coro Juvenil do Moinho/UCS volta aos palcos com o espetáculo “Moinho Nômade”.

A apresentação conta com a presença da cantora moçambicana Lenna Bahule. Ela participou da estreia da montagem, em 2019 e volta agora para esta turnê. O espetáculo é baseado no disco “Nômade”, lançado por ela em 2016, e integra o projeto Moinho Evoé que, depois de Bento, inclui apresentação no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dia 24, às 20h.

A concepção, regência e direção artística de “Moinho Nômade” são assinadas por Cristiane Ferronato, tendo o protagonismo do Coro Juvenil do Moinho/UCS, além da participação da moçambicana Lenna Bahule, cantora, arte educadora e ativista cultural. No disco que inspira o espetáculo, Lenna apresenta músicas e arranjos autorais para canções populares moçambicanas, configurando um repertório popular e tradicional, porém com colorações sonoras originais, harmonizações vocais polifônicas e uma roupagem estilística mais urbana, mas sem perder sua herança ancestral.

“Moinho Nômade”, a montagem do Coro Juvenil do Moinho/UCS, é uma corruptela das sonoridades do disco de Lenna, porém com um viés expandido. Ele oferece também uma revoada de linguagens e canções de compositores como Serena Assumpção, Nhelas Spencer e Paulo César Pinheiro, que convidam a um nomadismo de pensamento e a ampliações de consciência individual e coletiva a partir de distintas sonoridades e estilos, cruzando hemisférios do Sul ao Norte. O espetáculo conta com texturas sonoras pautadas em arranjos vocais a capella, com acompanhamento instrumental e percussão corporal.

Nesta montagem que volta aos palcos, o Coro Juvenil do Moinho/UCS, que é composto por 34 jovens entre 15 e 30 anos, e a cantora Lenna Bahule fazem simbiose. Juntos, seus corpos cantam e suas vozes dançam. Agora reconectados ao vivo após cinco anos desde a estreia, esta circulação marca a resiliência de um grupo de jovens cantores afinados em suas vontades e na busca pela qualidade de existência e de presença nesse planeta.

No elenco estão também os músicos Alexandre Fritzen da Rocha (piano), Bruno Borges (baixo) e Giovane Albarello (percussão). A iluminação será assinada por Sigrid Nora e a produção cultural é de Karine Silva. A orientação vocal é de Lúcia Passos e a orientação de consciência de cena e de si de Ricard@ Alvarenga. Concepção de figurinos de Julia Webber. Arranjos e adaptações vocais de Teco Galati.

O espetáculo é financiado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul através do projeto Moinho Evoé, com apoio cultural Randoncorp e NL informática.

SERVIÇO:

Espetáculo Moinho Nômade

20 de setembro, às 20h, Teatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves

Ingressos pelo Sympla

https://www.sympla.com.br/moinho-nomade__2599987

24 de setembro, às 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre

Ingressos no site do Theatro São Pedro:

https://theatrosaopedro.rs.gov.br/moinho-nomade

Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia entrada: idosos, classe artística, estudantes, professores)

FICHA TÉCNICA

Trupe Nômade

Direção Artística e Regência: Cristiane Ferronato

Arranjos e adaptações vocais: Teco Galati e Cris Ferronato

Piano: Alexandre Fritzen da Rocha

Percussão: Giovane Albarello

Baixo: Bruno Borges

Orientação vocal: Lucia Passos

Orientação corporal e cênica: Ricard@ Alvarenga

Figurinos: Julia Webber

Assessoria de figurinos: Bruna Ferreira da Silva

Concepção de Luz: Sigrid Nora

Operação de Luz: Vinicius Santos Rocha e Adelmir Matana

Cenário: Cristian Beltrán

Técnico de som: Pedro Matzenbacher

Design Gráfico: Paula Lix

Edição e remontagem de material gráfico: Vini Agliardi

Produção Cultural: Karine Silva

Assessoria de Imprensa: Carlinhos Santos

Social Media: Brenda Baratieri

Artista convidada: Lenna Bahule

Coro Juvenil do Moinho/UCS | Elenco 2024

Sopranos: Bárbara Brito Sponga, Bárbara Cecília Marques Abreu, Caroline Piccoli, Larissa Vitória Waiss, Susiana Settim, Thamires Padilha Gomes de Gois.

Mezzo Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Caroline Nunes Pereira, Júlia Charão Ferraz, Monique Manoela Mano, Rebecca de Menezes Nascimento.

Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva, Gabriela Sauthier Reghellin, Glória Jussara Lima Duarte, Juliana Vieira, Juliana Viganó, Manuela Rettore, Marina Benites De Conto, Simone Fagundes.

Tenores: Eduardo Barcarol dos Santos, Felipe Guaragni Dalbosco, Guilherme Andreola, Lucas Luna, Matheus Caregnato Sacchet, Pablo Heitor Gubert Michelon, Theo Wendt Bartz, Vitor Lima Duarte.

Barítonos/Baixos: Eduardo Gonçalves, Eduardo Silvestre Soares, Diego Rossa Fonseca da Silva, Matheus Pires Cunegatto, Renato Samuel de Jesus de Oliveira, Vinícius do Nascimento Bueno.

Fonte: Carlinhos Santos – Jornalismo Cultural

error: Conteúdo Protegido