Apresentação será na Fundação Casa das Artes, sexta, dia 20, às 20h
Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, às 20h, no Teatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, o Coro Juvenil do Moinho/UCS volta aos palcos com o espetáculo “Moinho Nômade”.
A apresentação conta com a presença da cantora moçambicana Lenna Bahule. Ela participou da estreia da montagem, em 2019 e volta agora para esta turnê. O espetáculo é baseado no disco “Nômade”, lançado por ela em 2016, e integra o projeto Moinho Evoé que, depois de Bento, inclui apresentação no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dia 24, às 20h.
A concepção, regência e direção artística de “Moinho Nômade” são assinadas por Cristiane Ferronato, tendo o protagonismo do Coro Juvenil do Moinho/UCS, além da participação da moçambicana Lenna Bahule, cantora, arte educadora e ativista cultural. No disco que inspira o espetáculo, Lenna apresenta músicas e arranjos autorais para canções populares moçambicanas, configurando um repertório popular e tradicional, porém com colorações sonoras originais, harmonizações vocais polifônicas e uma roupagem estilística mais urbana, mas sem perder sua herança ancestral.
“Moinho Nômade”, a montagem do Coro Juvenil do Moinho/UCS, é uma corruptela das sonoridades do disco de Lenna, porém com um viés expandido. Ele oferece também uma revoada de linguagens e canções de compositores como Serena Assumpção, Nhelas Spencer e Paulo César Pinheiro, que convidam a um nomadismo de pensamento e a ampliações de consciência individual e coletiva a partir de distintas sonoridades e estilos, cruzando hemisférios do Sul ao Norte. O espetáculo conta com texturas sonoras pautadas em arranjos vocais a capella, com acompanhamento instrumental e percussão corporal.
Nesta montagem que volta aos palcos, o Coro Juvenil do Moinho/UCS, que é composto por 34 jovens entre 15 e 30 anos, e a cantora Lenna Bahule fazem simbiose. Juntos, seus corpos cantam e suas vozes dançam. Agora reconectados ao vivo após cinco anos desde a estreia, esta circulação marca a resiliência de um grupo de jovens cantores afinados em suas vontades e na busca pela qualidade de existência e de presença nesse planeta.
No elenco estão também os músicos Alexandre Fritzen da Rocha (piano), Bruno Borges (baixo) e Giovane Albarello (percussão). A iluminação será assinada por Sigrid Nora e a produção cultural é de Karine Silva. A orientação vocal é de Lúcia Passos e a orientação de consciência de cena e de si de Ricard@ Alvarenga. Concepção de figurinos de Julia Webber. Arranjos e adaptações vocais de Teco Galati.
O espetáculo é financiado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul através do projeto Moinho Evoé, com apoio cultural Randoncorp e NL informática.
SERVIÇO:
Espetáculo Moinho Nômade
20 de setembro, às 20h, Teatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves
Ingressos pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/moinho-nomade__2599987
24 de setembro, às 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre
Ingressos no site do Theatro São Pedro:
https://theatrosaopedro.rs.gov.br/moinho-nomade
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia entrada: idosos, classe artística, estudantes, professores)
FICHA TÉCNICA
Trupe Nômade
Direção Artística e Regência: Cristiane Ferronato
Arranjos e adaptações vocais: Teco Galati e Cris Ferronato
Piano: Alexandre Fritzen da Rocha
Percussão: Giovane Albarello
Baixo: Bruno Borges
Orientação vocal: Lucia Passos
Orientação corporal e cênica: Ricard@ Alvarenga
Figurinos: Julia Webber
Assessoria de figurinos: Bruna Ferreira da Silva
Concepção de Luz: Sigrid Nora
Operação de Luz: Vinicius Santos Rocha e Adelmir Matana
Cenário: Cristian Beltrán
Técnico de som: Pedro Matzenbacher
Design Gráfico: Paula Lix
Edição e remontagem de material gráfico: Vini Agliardi
Produção Cultural: Karine Silva
Assessoria de Imprensa: Carlinhos Santos
Social Media: Brenda Baratieri
Artista convidada: Lenna Bahule
Coro Juvenil do Moinho/UCS | Elenco 2024
Sopranos: Bárbara Brito Sponga, Bárbara Cecília Marques Abreu, Caroline Piccoli, Larissa Vitória Waiss, Susiana Settim, Thamires Padilha Gomes de Gois.
Mezzo Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Caroline Nunes Pereira, Júlia Charão Ferraz, Monique Manoela Mano, Rebecca de Menezes Nascimento.
Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva, Gabriela Sauthier Reghellin, Glória Jussara Lima Duarte, Juliana Vieira, Juliana Viganó, Manuela Rettore, Marina Benites De Conto, Simone Fagundes.
Tenores: Eduardo Barcarol dos Santos, Felipe Guaragni Dalbosco, Guilherme Andreola, Lucas Luna, Matheus Caregnato Sacchet, Pablo Heitor Gubert Michelon, Theo Wendt Bartz, Vitor Lima Duarte.
Barítonos/Baixos: Eduardo Gonçalves, Eduardo Silvestre Soares, Diego Rossa Fonseca da Silva, Matheus Pires Cunegatto, Renato Samuel de Jesus de Oliveira, Vinícius do Nascimento Bueno.
Fonte: Carlinhos Santos – Jornalismo Cultural
GCM prende homem com mandado de prisão em Bento Gonçalves
EMI Mundo Encantado promove Festa da Família neste sábado, 12 de abril, em Bento
ANEA Brasil promove Sessão de Cinema Italiano, neste domingo, 13 de abril, em Bento