O Coro da UCS completa 50 anos em 2018. Para comemorar, uma série de ações foi programada para ocorrer ao longo do ano. A abertura das atividades será realizada com um espetáculo comemorativo no domingo, dia 15 de julho, às 19h. A apresentação, no UCS Teatro, terá a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, com a participação do pianista Fernando Rauber, dos solistas Ricardo Barpp e Maicon Cassânego, e de cantores e ex-cantores do Coro.
A entrada é franca e não há necessidade de retirada de ingressos.
Repertório
For the Beauty of the Earth – John Rutter
The Lord Bless you and Keep You – John Rutter
Dies Irae – Farrel Smith
Missa Brevis – Agnus Dei + Donna Nobis Pacem – Dave e Jean Perry
Festival Mass – Sanctus – John Leavitt
Agnus Dei e How Great Thou Art (folklore sueco) – Michael W. Smith
Artza Alinu – folklore Israelita – Glenda E. Franklin
Ride the Gospel Train – Spiritual
Halleluya – Leonard Cohen
L’Abitudine – Pierpaolo Guerrini e Giorgio Calabrese
Solo: Maicon Cassânego
Quatro Cantigas – Cantiga nº 2 – Mozart Camargo Guarnieri
Solo – Ricardo Barpp
Trenzinho do Caipira – Heitor Villa-Lobos
Arr: Eduardo D. Carvalho
Graduale Sancta Maria – Mozart
Gaudeamus Igitur – Hino Universitário Universal
Magnificat – Nestor Wennholz
História do Coro
O Coro da Universidade de Caxias do Sul foi criado em 1968 com o objetivo de manter e divulgar o canto coral na comunidade de Caxias. O primeiro maestro foi Nestor Wennholz e seus ensaios eram realizados no prédio da antiga Escola de Belas Artes, uma das instituições que deu origem à Universidade de Caxias do Sul. Na época, o Coro participou de festivais de coros em âmbito estadual, de festivais internacionais no Salão de Atos da UFRGS e de encontros de corais Universitários.
De 1973 a 1976, o Coro atuou sob a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, substituindo Nestor Wennholz, que estava na Alemanha a estudos. Neste período, teve como preparador vocal Decápolis de Andrade. Quando retornou de viagem, reassumiu o maestro Nestor Wennholz. Em 1995, assumiu a batuta o maestro Renato Filippini e, em 2014, Anita Bergmann Campagnolo voltou ao cargo. A maestrina permanece no comando da direção artística até os dias de hoje, contando com o auxílio de preparação vocal do professor Ricardo Barpp.
Dentre os feitos mais importantes do Coro, está o lançamento de seu LP, em 1981, gravado no XIII Encontro de Coros Universitários Gaúchos – ECUG, e a sua classificação entre os dezesseis melhores coros gaúchos que participaram do Festival Internacional de Coros, em 1986.
Em 1996, o Coro da UCS filiou-se à Federação dos Coros do Rio Grande do Sul – FECORS – com a qual contribui até os dias de hoje.
Em 1997, sob a regência do maestro Renato Filippini, produziu o espetáculo cênico musical Terra. Em 2015, sob a regência da Anita Bergmann Campagnolo, produziu o espetáculo Le Più Belle Canzoni Italiane, em comemoração aos 140 anos da Imigração Italiana, que reuniu, em um concerto memorável, os cantores do Coro, solistas e músicos caxienses interpretando belíssimas canções italianas. Em 2016, participou da montagem do espetáculo cênico-musical O Messias, de Haendel, com a Orquestra Sinfônica da UCS e bailarinos convidados.
O Coro tem participado, ainda, dos Concertos da Primavera e dos concertos Natal em Família na UCS, desde 2014. Sempre aberto à participação de cantores da comunidade além de professores, estudantes e funcionários da UCS, o Coro desenvolve sua arte dentro dos mais variados gêneros musicais, com repertório próprio de músicas à capella e músicas de câmara. Desde sua reestruturação, em 2014, tem também como objetivo formar um Coro Sinfônico para atuar com a Orquestra Sinfônica da Universidade.
Foto: Rafael Sartor
Fonte: UCS
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo