Eleitores poderão escolher projetos para receberem recursos do orçamento estadual entre os dias 6 e 10 de outubro
Passado o período para mobilizar as microrregiões da Serra a construírem propostas elegíveis para a Consulta Popular 2025, agora é hora de sensibilizar os eleitores da região a votarem. O processo anual de participação direta da população na definição das prioridades regionais que receberão recursos do orçamento estadual está marcado para ocorrer de 6 a 10 de outubro.
Mais uma vez, para facilitar a votação, o registro poderá ser feito de modo online, no site oficial da Consulta Popular ou pelo WhatsApp. Todos os cidadãos portadores de título com domicílio eleitoral na Serra poderão votar em uma das seis propostas escolhidas pela comunidade regional a figurarem na cédula – veja detalhes sobre os projetos e a votação abaixo. Apenas os quatro mais votados receberão os recursos, na ordem de R$ 1.885.714,29, sendo R$ 471.428,57 para cada um deles.
O trabalho para angariar eleitores a fim de participarem do processo democrático de votação está sendo articulado pelos delegados da CP e por representantes de entidades. Historicamente, a Serra mobiliza as cidades a participarem de todo o processo que envolve a Consulta Popular, desde o envio das sugestões de projetos até a definição dos que irão compor a cédula eleitoral, mas falha na hora de cooptar os eleitores a participarem da votação.
No ano passado, dos 724.674 cidadãos aptos a votarem na Serra, apenas 3.877 registraram suas intenções. A performance é a segunda pior dentre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), responsáveis por organizar a Consulta Popular. Com 0,54% dos votantes da Serra participando da votação, a região ficou à frente apenas da Metropolitano Delta do Jacuí, que registrou 0,52% de participação – porém, num universo de 1.869.280 de eleitores.
Neste ano, os projetos definidos para a votação contemplam as áreas de meio ambiente, agricultura, desenvolvimento rural, inovação, ciência e tecnologia e desenvolvimento econômico. Todos eles são de caráter regional, com exceção da proposta “Aparelhamento da Defesa Civil”, de abrangência municipal. Isso significa que, caso eleito, serão beneficiados os três municípios com maior número de votos (aqueles que atingirem 2% dos votos dentre os eleitores ou o município que obtiver 50% de votos no projeto). A escolha dos seis projetos acompanhou a proporcionalidade dos votos recebidos pelas propostas durante as assembleias microrregionais, realizadas em setembro. Os que apareceram mais vezes nas três reuniões foram contemplados.
Tire suas dúvidas
– Quando ocorre a votação?
Entre os dias 6 e 10 de outubro.
– Quem pode votar na Consulta Popular?
Todos os eleitores com título eleitoral e cujo domicílio se encontra na área de abrangência dos 32 municípios do Corede Serra.
– Como faço para votar?
Para isso, você precisa ter em mãos o número de seu título eleitoral. Depois, basta acessar o site oficial da CP (www.consultapopular.rs.gov.br) e seguir o passo a passo. Da mesma forma, o voto pode ser registrado pelo WhatsApp (51) 3210.3260.
– Em quantos projetos posso votar?
Cada eleitor pode votar em apenas um dos seis projetos da cédula eleitoral.
Saiba mais sobre os projetos
Aparelhamento da Defesa Civil
Área: Meio Ambiente
Objetivo: Investir no aparelhamento técnico-operacional da Defesa Civil, diante do aumento na frequência de eventos climáticos adversos, como forma não só de de oferecer maior proteção às comunidades regionais como também adotar um modelo de gestão integrado ao desenvolvimento social, articulando políticas de saúde, assistência social, meio ambiente, educação e segurança pública.
Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha
Área: Desenvolvimento Rural
Objetivo: Permitir a construção do processo técnico junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por conceder a IG, um instrumento de proteção e valorização de produtos e serviços que possuem uma ligação intrínseca com o seu território de origem, reconhecida internacionalmente e importante para o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma região.
Modernização dos Equipamentos para cursos de Doces e Salgados e Laticínios do Centro de Formação de Fazenda Souza (Cefas)
Área: Agricultura
Objetivo: O Cefas desempenha papel estratégico na capacitação e qualificação de agricultores familiares e precisa modernizar os equipamentos para garantir a adequação das atividades formativas às exigências sanitárias, tecnológicas e mercadológicas atuais, ampliando a competitividade, fomentando o empreendedorismo e estimulando a permanência das famílias no campo.
Do Campo à Comunidade: O Novo Centro de Agricultura Familiar (Cenaf) como Polo de Conhecimento e Transformação Regional
Área: Agricultura
Objetivo: Concebido para atender às demandas de formação e qualificação de técnicos, produtores e demais atores das cadeias produtivas do setor agropecuário, o Cenaf busca readequar a estrutura física do espaço, possibilitando sua utilização como um polo regional de conhecimento, sediando cursos, oficinas, treinamentos, seminários, dias de campo, reuniões técnicas e demais eventos.
Apoio ao fortalecimento do APL do Basalto da Serra Gaúcha
Área: Desenvolvimento Econômico
Objetivo: Apoio ao APL do Basalto da Serra Gaúcha que envolve 17 municípios, uma economia com 150 empresas e 5.000,00 empregos. Buscando inovação, tecnologia, capacitação e inserção no trade turístico regional pretende desenvolver um Plano de Ação que possibilite à cadeia do Basalto melhoria em sua competitividade e ganhos de economia em sua cadeia de valor.
Robótica para Jovens – Emprego e Futuro na Serra Gaúcha
Área: Inovação, Ciência e Tecnologia
Objetivo: Ampliar e aprofundar a formação gratuita em robótica industrial para estudantes da rede pública, de 14 a 16 anos, estendendo-a para novos municípios do Corede Serra Gaúcha. O programa oferece formação tecnológica moderna e alinhada ao mercado de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade a jovens e auxiliando a manutenção da competitividade nas indústrias.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Tiago Garziera – Exata Comunicação
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS
Festejos Farroupilhas de Monte Belo do Sul começam nesta quinta-feira