Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi reforça visitas nas repartições públicas

A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi está realizando uma série de visitas às repartições públicas da Prefeitura. As Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e o Museu do Imigrante receberam a coordenadora dos órgãos, Patrícia Da Rold, que orientou os funcionários públicos de como auxiliar a mulher vítima de violência quando esta pede ajuda.

“Através dos casos que estão chegando até a Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, percebemos, nos últimos dois meses, que uma parte deles, a mulher solicitou auxílio em locais aleatórios e/ou inusitados, onde as vítimas conseguiram falar e pedir ajuda. Os locais entraram em contato conosco e foram tomadas as devidas providências. Por isso a necessidade de estarmos preparados em todos os setores”, relata Patrícia.

Na ocasião, Patrícia explicou como funciona o ciclo de violência e que o Centro Revivi e a Coordenadoria são subordinados à SEDES, e a DEAM, DPPA, Brigada Militar e o judiciário da rede de apoio à mulher.

As visitas visam à ampliação e o acesso às orientações de como o funcionário agir quando uma mulher solicita auxílio: “muitas vezes as mulheres não têm condições de procurar o Centro Revivi, a Delegacia Especializada de Antedimento à Mulher, pois está em constante vigilância e não tem um celular para fazer contato. Com as visitas buscamos reforçar o compromisso de estarmos juntos nesta luta contra a violência à mulher e o funcionário do órgão, da entidade, da instituição, vai saber proceder e contatar a Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi”, afirma Patrícia.

Os órgãos registraram nos primeiros cinco meses de 2020, 116 atendimentos novos, sendo que no mesmo período deste ano, foram 165, um aumento de 42,24%. Em relação às medidas protetivas,  foram solicitadas 134, em 2020, nos cinco primeiros meses. Já em 2021, houve um aumento de 69,69%, registrando um total de 224 medidas protetivas solicitadas, na mesma época.

“É necessário cada vez mais engajarmos a sociedade como um todo no combate à violência contra à mulher. A pandemia potencializou essa esfera violenta e os números só aumentaram. No entanto, estamos na linha de frente de combate e alertas na luta contra à opressão feminina”, destaca Patrícia.

Mais informações:

Centro Revivi/Coordenadoria da Mulher

Complexo Administrativo – Rua 10 de Novembro, 190 – Cidade Alta

Telefones: 3055.7420/3055.7418 / 9.9132.8148

Email: revivi@bentogoncalves.rs.gov.br

Atendimento – segunda a sexta: 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi / Divulgação

error: Conteúdo Protegido