Evento faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Nesta quarta-feira (29), ocorreu na Fundação Casa das Artes, a cerimônia de premiação do III Concurso de Redação. O evento foi promovido pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi e objetivou trabalhar junto ao público adolescente e estudante formas de prevenção para uma realidade sem violência contra a mulher. Na ocasião, estiveram representantes das seguintes entidades: Secretaria de Educação, Gabinete da Primeira-dama, 3º BPAT, OAB – Subseção Bento Gonçalves, Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil, da Central de Práticas Restaurativas.
Neste ano, o tema foi “O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher” e contou com a adesão de 21 educandários da rede pública, estadual e privada de ensino, e os seis alunos vencedores receberam troféus em reconhecimento às sugestões e ideias de se combater as agressões.
O aluno do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, William Artur Ferencz, tirou o terceiro lugar na Categoria Ensino Médio. Ela aconselha os jovens “de buscar o respeito desde cedo e se manter informado das causas e consequências desta violência. E que a sociedade precisa compreender que atacando uma mulher fere um dos pilares da sociedade. Eu me sinto honrado de representar esse novo jovem”.
Já a sua colega de Concurso, Ághata Kauany Araújo e Silva, da EMEF Ulysses Leonel de Gasperi, diz que “denunciando é a melhor forma de combater. É preciso acabar com essas agressões e quando ocorrem é preciso denunciar. Mesmo que seja um empurrão, é preciso tomar medidas”.
Mariana Caldeira venceu em 2º lugar e é estudante do Colégio Marista Aparecida. Para ela, o papel do jovem é essencial para erradicar a violência contra a mulher. “Levando em consideração que são os jovens quem irão construir o futuro do nosso planeta, e tendo diversos meios de comunicação aonde são divulgados alertas, exemplos, e variadas informações relacionadas à violência contra a mulher, acredito que os jovens têm a função de utilizar de todas essas informações, para poderem criar filhos e também um mundo com mais educação, empatia e respeito”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, coloca que o III Concurso de Redação “vem tendo cada vez mais adesão por parte dos educandários. Isso demonstra a preocupação e o engamento de promover uma rede de conscientização onde temos que trazer o jovem para dentro do debate”.
O presidente da OAB – Subseção Bento Gonçalves, Rodrigo Terra De Souza, destacou sobre a necessidade de debater o assunto junto à sociedade. “É um momento muito especial para a OAB falando de um tema tão relevante para a nossa sociedade. Para nós como subseção, como entidade classe, é de extrema relevância esse trabalho feito pelo Centro Revivi e a Coordenadoria da Mulher. É possível trabalhar todos em conjunto e buscar um resultado positivo na sociedade, lutando por uma sociedade mais igualitária”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi salientou sobre como esse trabalho proporcionado pelo Concurso de Redação pode gerar um futuro com mais paz. “Este trabalho do Concurso está plantando a sementinha do respeito, da paz, da escuta, da acolhida, de reflexão, de conscientização. As redações vencedoras de hoje estão representando muitos outros que participaram, que pensaram sobre o seu papel na construção de uma realidade sem agressões. Espero que essas redações possam iluminar outros jovens para que estes possam caminhar junto à prevenção, disseminando muito mais paz”.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou sobre a importância do Concurso de Redação para uma sociedade engajada para o combate à violência contra a mulher. “A gente entende que atuar, quando os fatos já aconteceram, já existe uma grande violência dentro daquela família, daquela comunidade. Já são famílias, pessoas sendo machucadas naquele momento física e emocionalmente, e não só por alguns dias, mas para o resto da vida. E esse Concurso é essencial para trazer reflexões em prol da não violência contra a mulher. Para que as pessoas criem uma consciência diferente, investindo na mudança de um futuro que tenha como missão cultivar a paz e erradicar a violência contra as mulheres. O Concurso de Redação auxilia nesse processo”.
Após a premiação dos vencedores, a programação continuou com atividade da Semana Maria da Penha nas Escolas, que tem o objetivo de ampliar e circular informações sobre a Lei Maria da Penha e dos tipos de violência contra a mulher (patrimonial, física, sexual, psicológica e moral). O momento contou com a presença de Patrícia Da Rold e das advogadas da OAB, Gabriela Reis e Helen Locatelli. A atividade é realizada pela OAB subseção – Bento Gonçalves, Secretaria de Educação, SEDES, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher.
Vencedores do III Concurso de Redação
Ensino Médio
1° Lugar
Colégio Marista Aparecida
Mariah Blankenburg
2° Lugar
Colégio Marista Aparecida
Mariana Caldeira
3° Lugar
William Artur Ferencz
Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro
Anos finais do Ensino Fundamental
1° Lugar
EMEF Professora Liette Tesser Pozza
Emanuele Nunes
2° Lugar
EMEF Lóris Antonio Pasquali Reali
Rafaela Garbin Tiz
3° Lugar
EMEF Ulysses Leonel de Gasperi
Ághata Kauany Araújo e Silva
Programação dos 16 Dias de Ativismo
02 de dezembro – Palestra na Igreja Adventista do Sétimo Dia – 16h
03 de dezembro – Ação de Conscientização no bairro Planalto – 16h
05 de dezembro – Caravana da Mulher no bairro Tancredo Neves – 16h
A programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma realização da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Segurança, Secretaria da Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Brigada Militar, Polícia Civil e OAB – Subseção Bento Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves