Mobilização conta com Caravana da Mulher, Semana Maria da Penha, premiação do III Concurso de Redação, palestras e ação de conscientização
A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi está lançando a programação referente aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha, de caráter internacional, inicia no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Em Bento Gonçalves, a mobilização inicia no dia 21 de novembro e vai até o dia 05 de dezembro com ações e atividades que objetivam a construção de uma realidade mais equânime e engajada na luta contra a violência de gênero, buscando forças conjuntas para a erradicação desse mal que causas diversos malefícios paras as gerações.
A Caravana da Mulher foi criada em 2022, onde a equipe percorre diversos bairros do município, oportunizando o atendimento in loco pelas profissionais da área da Psicologia e Assistência Social, além da realização de agendamentos, orientação e distribuição de materiais informativos, e vai estar presente nos dias 21 de novembro no bairro São Roque, 28 de novembro no Glória e no dia 05 de dezembro no Tancredo Neves.
“Estamos na 3° edição do projeto por entendermos que chegamos ao resultado desejado. Passamos de casa em casa entregando material informativo às mulheres e realizando escutas, orientações e agendamentos in loco. A equipe sempre foi muito bem recebida pelas comunidades”, ressalta a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold.
No dia 29 de novembro, a programação conta com duas atividades. Às 9h, na Fundação Casa das Artes, ocorre a premiação do III Concurso de Redação que neste ano tem como “O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher”, que instiga um papel de protagonismo dos jovens para construir as bases de futuro sem violência de gênero. O Concurso foi destinado para alunos de Anos Finais do Ensino Fundamento e de Ensino Médio, das redes municipal, estadual e particular de ensino do município de Bento Gonçalves. No total, serão seis premiados, três de cada categoria.
Já a Semana Maria da Penha nas Escolas tem o objetivo de ampliar e circular informações sobre a Lei Maria da Penha e dos tipos de violência contra a mulher (patrimonial, física, sexual, psicológica e moral). A atividade é realizada pela OAB subseção – Bento Gonçalves, Secretaria de Educação, SEDES, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher.
Completam a programação Ação de Conscientização na Via Del Vino, no dia 25 de novembro, às 9h, e no bairro Planalto, no dia 03 de dezembro, às 16h. E no dia 02 de dezembro, às 16h, tem palestra na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
De acordo com Patrícia Da Rold, “a importância dessa programação é realizar ações de conscientização durante os 16 dias. Elas foram planejadas nos mais diversos pontos da cidade para alcançar o maior número de pessoas possível”, enfatiza.
8º Aniversário da Rede Mulheres + Felizes
No dia 29 de novembro, ocorre a partir das 14h, no Auditório Sicredi Agro (Rua Olavo Bilac, 70), o 8º Aniversário da Rede Mulheres + Felizes. O grupo foi criado pela advogada e Conselheira do CNDM Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – BPW Brasil, Beatriz Peruffo, há oito anos atrás num grupo fechado do Facebook, pensado em ampliar a rede de networking e fortalecimento feminino. De lá pra cá, o grupo cresceu e conta com aproximadamente dez mil integrantes na Rede.
Na ocasião será proferida a palestra “A Mulher e a Força da Voz”, por Beatriz Peruffo. Ela comenta que vários assuntos serão debatidos como “o fortalecimento feminino, representatividade, menopausa, a importância da voz, os vários papéis e funções, pois somos mulheres multipotenciais. No entanto, é necessário priorizar as funções que queremos desempenhar”, ressalta.
O 8º Aniversário da Rede Mulheres + Felizes está sendo realizado em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, SEDES, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher, COMDIM, COMUI e Sicredi.
Para participar da palestra, sugere-se a doação 1 kg de alimento não-perecível que será destinado para o Lar da Caridade.
Programação 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
21 de novembro – Caravana da Mulher no bairro São Roque – 14h
25 de novembro – Ação de conscientização na Via Del Vino – 9h
28 de novembro – Caravana da Mulher no bairro Glória – 14h
29 de novembro – Semana Maria da Penha nas Escolas e Premiação do III Concurso de Redação – 9h
29 de novembro – 8º Aniversário Rede Mulheres + Felizes – 14h
02 de dezembro – Palestra na Igreja Adventista do Sétimo Dia – 16h
03 de dezembro – Ação de Conscientização no bairro Planalto – 16h
05 de dezembro – Caravana da Mulher no bairro Tancredo Neves – 16h
A programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma realização da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Segurança, Secretaria da Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Brigada Militar, Polícia Civil e OAB – Subseção Bento Gonçalves.
FonteAssessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor