Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi lançam Concurso de Redação

Tema é “Caminhos para a prevenção da violência contra a mulher” e faz parte da programação da campanha dos 16 de Ativismo contra a Violência Doméstica

No mês de novembro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) por meio da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi realizam a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência Doméstica”. Uma programação de ações e atividades serão realizadas para promover a conscientização a não violência contra o gênero feminino.

Tendo em vista as palestras e bate-papos feitos durante o Agosto Lilás, os órgãos notaram a necessidade de ampliar esse diálogo com o público jovem, já que há um número grande de ocorrências feitas por essa faixa etária.

“Queremos viabilizar espaços e condições para compartilhar e aprofundar informações de como enfrentar a violência contra a mulher. É um tema que precisa estar na pauta diária das pessoas, como também, de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Desta forma, vamos apresentar a rede de proteção à Mulher do município, para que conheçam os integrantes e o seu funcionamento, para em caso de necessidade pessoal ou de terceiros, saber como procurar apoio ou denunciar. Daí pensamos em abordar o tema dentro de um Concurso de Redação e realizar palestras nas escolas”, ressalta a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold.

O concurso tem como tema “Caminhos para a prevenção da Violência contra a Mulher” e é direcionado para todas as escolas do município que queiram participar. As três melhores redações, que serão avaliadas por comissão, irá ganhar premiação. “Nos preocupamos em trabalhar a prevenção, por isso a ideia do Concurso. Para levarmos conhecimento ao público jovem sobre a gravidade do tema e sobre a estrutura que o município oferece para atendimento às vítimas de violência contra a Mulher e a rede em geral”, afirma Patrícia.

Patrícia salienta que “o período de 25/11 a 10/12 são datas marcantes e trabalhadas em todo mundo, mas iniciamos antes a programação em virtude  do Concurso de Redação, pela necessidade de tempo para os alunos e escolas produzirem seus textos e enviarem para que a premiação coincida com a data de encerramento da mesma”.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressalta que “busca-se atuar na conscientização para que possamos chegar a um ponto de prevenir todos esses índices de violência contra a mulher, para que no futuro, a gente consiga ter um maior percentual de trabalho só na prevenção e não no enfrentamento, não depois que os atos e delitos forem cometidos. Além das mulheres, os jovens precisam levar para o seus familiares essa conscientização, para que as pessoas estarem precavidas e terem em mãos a informação certa e dizer não para a violência contra a mulher”.

A programação da campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência Doméstica” inicia dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e encerra no dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e conta com outras atividades como:

25/11 – 8h30 – Abertura da programação no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold para alunos do município, com a presença de autoridades que fazem parte da rede de proteção à mulher. Na ocasião, cada um irá explanar sobre seu papel dentro da rede. Vai haver espaço para perguntas e uma apresentação de dança com os alunos do SCFV Carrossel da Esperança.

27/11 – 9h às 12h – Distribuição de material informativo, atendimentos, orientação e agendamentos na Via Del Vino.

29/11 a 09/12 – A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi vai abrir agenda para palestras diárias para escolas da rede de ensino pública e particular, para as séries dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

10/12 – 9h – Encerramento da programação no Hall de Entrada da Fundação Casa das Artes, com a premiação de 3 redações. Na ocasião, vai ocorrer a abertura de uma Exposição na Fundação de todas as redações participantes para que a comunidade possa visitar do I Concurso de Redação da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi.

A programação dos “16 Dias de Ativismo contra a Violência Doméstica” conta com a parceria do Gabinete da Primeira-dama, das Secretarias de Educação, Cultura e Segurança, da Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e da Brigada Militar por meio da Patrulha Maria da Penha.

O regulamento pode ser acessado por meio deste link: https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/sedes-revivi-e-coordenadoria-municipal-da-mulher

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte: Divulgação/Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi

(RM)

error: Conteúdo Protegido