Mostra GaribaldiTECH facilitou acesso a máquinas, equipamentos e soluções para o cultivo da uva
Os constantes avanços que a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta – tanto em produtos quanto em processos – são resultados de um movimento permanente em busca de aperfeiçoamento que inicia no campo e chega às taças do consumidor com espumantes, vinhos e sucos de excelência. Esse ciclo evolutivo tem na tecnologia um de seus principais pontos de apoio. Facilitando o acesso dos produtores rurais às inovações para o agronegócio, a Cooperativa Vinícola Garibaldi inovou com a primeira edição da GaribaldiTECH. A mostra reuniu 30 expositores que exibiram seus produtos (máquinas, equipamentos e implementos) e serviços aos visitantes ao longo do dia 05 de maio, na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi.
A proposta foi apresentar soluções para facilitar a vida de quem pratica a viticultura, conectando o agricultor às tecnologias disponíveis no mercado. “Procuramos trazer as últimas novidades em tecnologia e inovações para o cultivo das videiras e trabalhamos para reunir todas essas soluções em um só local, facilitando o acesso por parte do produtor, que pôde conhecê-las, identificar aquelas que melhor atendem suas necessidades e, então, fazer os melhores investimentos”, avaliou Evandro Bosa, Gerente de Assistência Técnica da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
Quem visitou, aproveitou. Laire Sartori, associado a Cooperativa Vinícola Garibaldi há quatro anos e produtor na Linha São Cristóvão, em Coronel Pilar, adquiriu um elevador de bin mais moderno do que já tem na propriedade. “É um investimento para facilita a lida que podemos fazer aproveitando as boas oportunidades trazidas pela mostra”, afirmou.
Já Loreno Gervasoni, associado da Cooperativa há mais de 10 anos, aproveitou a mostra para conhecer detalhes de um drone gigante, movido à bateria e cujo tanque tem capacidade para 40 litros de calda para pulverização. “No começo eram as canetas, como a gente chamava o pulverizador manual. Depois vieram os tratores para pulverização mecânica e, agora, entramos na era das aeronaves. É a terceira geração na forma de fazermos o mesmo serviço, só que, agora, de maneira muito mais tecnológica”, comentou o agricultor que cultiva videiras no interior de Farroupilha.
Atualmente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi tem cerca de 450 famílias associadas, que cultivam uvas em 1,2 mil hectares distribuídos por 15 municípios da região da Serra gaúcha.
Destaques da 1ª GaribaldiTECH.
No estande da Polvirama, empresa de Caxias do Sul especializada em equipamentos para pulverização, um dos destaques foi o buggy com capacidade para 500 litros de produtos, tração e angulação nas quatro rodas e, dentre outros confortos, ar condicionado na cabine, destinado à pulverização dos parreirais. “Encontros como a GaribaldiTECH ajudam a mostrar que estamos no mercado e alinhavar negócios com os produtores”, disse Gentil Battestin, proprietário da empresa.
Outra novidade que chamou atenção foram os drones para pulverização de agroquímicos e outros produtos, solução bastante procurada por se aplicar a todo tipo de cultura. No caso dos parreirais, com um diferencial: evitam os acidentes fatais, que acontecem com tratores devido à topografia da região. “É o primeiro ano desta tecnologia aqui na Serra e a aceitação está sendo muito boa”, afirma Luan Peruzzo, sócio-proprietário da RL Tecno. Outras vantagens são relativas à saúde do agricultor que, no trator, se expõe aos produtos e pode se intoxicar. “Também tem a questão do custo, eliminando gasto com o combustível ou manutenção do trator. O drone é a solução do futuro que já está entre nós, gerando economia e agilidade. O que se pode fazer em uma hora com um trator, a gente faz em 10 minutos com um drone”, explicou.
Em meio aos espalhadores de adubos, elevadores de bin, tratores, desfolhadora e colheitadeira de uvas, bicos e filtros para pulverizadores, também estavam os veículos utilizados para transportar a produção dos parreirais às vinícolas, como o Scania P280, mostrado pela primeira vez aos associados da Cooperativa Vinícola Garibaldi pela Scania Brasdiesel, de Garibaldi. “É um veículo mais leve e com uma performance mais de acordo com o que exige a topografia da Serra”, explicou o gerente de vendas, Thobias Gil.
Crédito: Exata Comunicação – Silvestre Santos
Fonte: Exata Comunicação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor