Palestra em encontro de negócios digitais na Capital gaúcha valorizou tradição e inovação da marca
Um dia após o Rio Grande do Sul tornar o vinho e o espumante gaúchos símbolos oficiais do Estado, o público do Fórum do Mercado e Indústria Digital (FIND), ocorrido terça-feira (29) em Porto Alegre, descobriu como esses tradicionais produtos estão sendo apurados pela Cooperativa Vinícola Garibaldi para conquistar novos consumidores e se destacar no competitivo mercado vitivinícola.
Com inovação, a marca tem adicionado novos elementos em seu fazer produtivo capazes de surpreender o mercado com rótulos exclusivos e garantir lugar entre as mais premiadas do país – e isso, num cenário desafiador. “A mescla da tradição e da inovação passa pelos produtos, pelos processos e pelas embalagens e chega, também, à comunicação”, disse o gerente de marketing e enoturismo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti, durante a palestra “O mercado do vinho no Brasil. Inovação e tradição juntas na construção da marca Garibaldi”.
A produção mundial de vinhos alcançou seu menor nível no século em 2023, com 231 milhões de hectolitros, e o consumo naquele ano caiu 2,6% em relação a 2022, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Diante desse contexto, a cooperativa tem apostado na segmentação de produtos para driblar desafios como mudanças climáticas e de comportamento do consumidor para seguir crescendo. Tudo isso ancorado à pesquisa, à tecnologia e à sustentabilidade. “Se tivéssemos focado só no mercado luxo, a gente não estaria aqui hoje. Se tivéssemos focado só na base também não. Por isso, temos um portfólio variado com mais de 90 produtos e 17 marcas, atendendo das classes D à A”, disse.
O conceito de marca da cooperativa está baseado em posicionamento de mercado, tendo foco no espumante. “É o produto símbolo do Brasil na categoria”, destacou, enfatizando que são os produtos mais premiados da produção vitivinícola nacional. A curva de crescimento de produção de espumantes comprova. Há seis anos, a produção da bebida no país era de pouco mais de 20 milhões de litros. Hoje, alcança 32 milhões de litros. Ao mesmo tempo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi também está atenta à mudança do perfil dos consumidores – hoje, 44 milhões de brasileiros bebem vinho ao menos 1 vez por mês. Com as novas gerações optando pelo consumo de produtos menos alcoólicos ou sem nada da substância, a marca equilibra lançamentos para apreciadores de bebidas tradicionais e outras destinadas a atender esse novo nicho. “São oportunidades para as vinícolas”, disse. A linha de produtos zero álcool ganhou dois lançamentos ano passado, incluindo o inédito espumante Garibaldi Prosecco Zero Álcool.
Parte dessas novidades advêm das pesquisas de campo da cooperativa. É de seu vinhedo experimental, mantido para testar e validar novas variedades para adaptação ao terroir da Serra Gaúcha, que surgem produtos inovadores como o vinho Garibaldi VG Pálava, lançado ano passado e elaborado no país com exclusividade pela marca. É, da mesma forma, um símbolo do compromisso que ela tem com a sustentabilidade, compartilhada com todos os seus 455 cooperados que cultivam 1,2 mil hectares de uva a parti dos valores cooperativos, do desenvolvimento do capital humano e da governança do negócio. “Uma cooperativa não é formada de capital, é formada de pessoas. E hoje nosso maior ganho enquanto cooperativa é cuidar das pessoas”, reforçou.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Viviane Somacal
PG
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