Os vinhos rosés já passaram da condição de tendência para se consolidarem nos mercados consumidores mundiais. Inclusive no Brasil, onde essa variedade tem ganhado sucessivos lançamentos. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, está apresentando o Garibaldi Pinot Noir Rosé, seu segundo lançamento do gênero em 2021.
Diferentemente de seu antecessor, o Granja União Merlot Rosé, direcionado a um público mais jovem, o Garibaldi Pinot Noir Rosé encontra seu nicho entre os consumidores iniciados. Isso significa ser um vinho um pouco mais estruturado do que seu relativo. Nesse varietal, a graduação alcoólica chega a 11,5% – um ponto percentual a mais do que no Granja União.
De coloração rosa delicado, o vinho apresenta aspecto límpido e brilhante e tem boa intensidade aromática, com notas de morango, framboesa e cereja, além de um sutil toque floral. Em boca, é macio com bom frescor e retrogosto intenso. Para extrair o máximo potencial desse vinho, a bebida deve ser servida numa temperatura entre 4°C e 6°C e sua harmonização é indicada para entradas, canapés, saladas, peixes, frutos do mar e cozinha oriental.
Com mais um vinho rosé, a vinícola quer oferecer uma nova opção para atender à crescente procura por esse tipo de bebida. A própria cooperativa experimentou a voracidade do mercado por esse tipo de produto. O Relax, vinho frisante rosé, que sofreu uma revitalização em agosto do ano passado, cresceu na casa dos 450% em vendas no primeiro quadrimestre de 2021. O vinho caiu tanto no gosto popular quanto no gosto dos jurados, e acabou sendo eleito o melhor rosé do Brasil, na 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil.
Em 2020, as vinícolas brasileiras comercializaram cerca de 1 milhão de litros de vinho fino rosé, volume 115% maior que em 2019. É nesse cenário que produtos desse tipo tem ganhado mais mercado. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, inovou ao lançar o primeiro espumante Prosecco Rosé em 2019. Uma aposta que se mostrou mais do que acertada: a bebida estampou o 5StarWines – The Book 2021, guia internacional organizado pela Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália, além de colecionar premiações na França, no Chile e na Argentina.
O Garibaldi Pinot Noir Rosé chega ao mercado com preço a partir de R$ 35,00.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família