Cooperadas da Vinícola Garibaldi realizam viagem técnica ao Uruguai

Programação passou pelo instituto da uva e do vinho, escola de ensino em viticultura, vinícolas e cooperativa no país vizinho

Dentro do propósito da Cooperativa Vinícola Garibaldi de valorizar as pessoas e proporcionar conhecimento as partes interessadas, um grupo de 37 mulheres cooperadas realizou, neste mês, uma vigem técnica ao Uruguai. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, elas conheceram instituições profissionais, diversas vinícolas e vinhedos, bem como seus sistemas produtivos, além de compartilharem experiências com o cooperativismo uruguaio.

O roteiro começou com dois importantes encontros. Primeiramente, elas visitaram o Instituto Nacional de Viticultura (Inavi), órgão regulador de toda a atividade vitivinícola do país e cujo papel também se irradia para as áreas de promoção e do desenvolvimento do setor. Na sequência, a parada foi na Escola Superior de Viticultura Presidente Tomás Berreta, centro formador de profissionais na produção de vinho desde 1939. O primeiro dia da viagem internacional se encerrou numa das mais importantes vinícolas não só do Uruguai como do mundo, a Bodega Bouza. Neste ano, a casa foi novamente eleita uma das 50 melhores vinícolas do planeta pelo ranking World’s Best Vineyards.

O itinerário da viagem, em seu segundo dia, prosseguiu com visitas a duas vinícolas, a Estabelecimento Juanicó e a Bodega Filgueira, onde degustaram produtos e conheceram os vinhedos. Além disso, tiveram um momento de intercooperação, conhecendo os vinhedos de uma família cooperada do Estabelecimento Vicca, uma cooperativa vitivinícola formada por 23 produtores familiares. Mais tarde o grupo visitou a sede da cooperativa, onde degustaram alguns de seus vinhos. “Foi muito gratificante participar de uma viagem assim. A troca de experiências foi fantástica, e isso começou ainda entre as próprias cooperadas da Garibaldi que moram em regiões diferentes e com climas também diferentes”, disse a produtora Rosmari Buratti Pola, de Farroupilha. “Foi uma viagem de muito aprendizado, e constatamos, também, como nós estamos evoluídos em termos de plantio e produção de uvas”, continuou.

O giro pelo Uruguai ainda teve um momento turístico, com parada em Punta del Este, no litoral. Essa foi a terceira viagem de cunho técnico realizado por mulheres cooperadas. A primeira ocorreu em 2018, quando foram visitar a CCGL e outras cooperativa da região e a segunda em 2022 quando estiveram em Santa Catarina na visitar a Coopervil, Coopercampos e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI.

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Cooperativa Vinícola Garibaldi – Divulgação

error: Conteúdo Protegido