Programação passou pelo instituto da uva e do vinho, escola de ensino em viticultura, vinícolas e cooperativa no país vizinho
Dentro do propósito da Cooperativa Vinícola Garibaldi de valorizar as pessoas e proporcionar conhecimento as partes interessadas, um grupo de 37 mulheres cooperadas realizou, neste mês, uma vigem técnica ao Uruguai. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, elas conheceram instituições profissionais, diversas vinícolas e vinhedos, bem como seus sistemas produtivos, além de compartilharem experiências com o cooperativismo uruguaio.
O roteiro começou com dois importantes encontros. Primeiramente, elas visitaram o Instituto Nacional de Viticultura (Inavi), órgão regulador de toda a atividade vitivinícola do país e cujo papel também se irradia para as áreas de promoção e do desenvolvimento do setor. Na sequência, a parada foi na Escola Superior de Viticultura Presidente Tomás Berreta, centro formador de profissionais na produção de vinho desde 1939. O primeiro dia da viagem internacional se encerrou numa das mais importantes vinícolas não só do Uruguai como do mundo, a Bodega Bouza. Neste ano, a casa foi novamente eleita uma das 50 melhores vinícolas do planeta pelo ranking World’s Best Vineyards.
O itinerário da viagem, em seu segundo dia, prosseguiu com visitas a duas vinícolas, a Estabelecimento Juanicó e a Bodega Filgueira, onde degustaram produtos e conheceram os vinhedos. Além disso, tiveram um momento de intercooperação, conhecendo os vinhedos de uma família cooperada do Estabelecimento Vicca, uma cooperativa vitivinícola formada por 23 produtores familiares. Mais tarde o grupo visitou a sede da cooperativa, onde degustaram alguns de seus vinhos. “Foi muito gratificante participar de uma viagem assim. A troca de experiências foi fantástica, e isso começou ainda entre as próprias cooperadas da Garibaldi que moram em regiões diferentes e com climas também diferentes”, disse a produtora Rosmari Buratti Pola, de Farroupilha. “Foi uma viagem de muito aprendizado, e constatamos, também, como nós estamos evoluídos em termos de plantio e produção de uvas”, continuou.
O giro pelo Uruguai ainda teve um momento turístico, com parada em Punta del Este, no litoral. Essa foi a terceira viagem de cunho técnico realizado por mulheres cooperadas. A primeira ocorreu em 2018, quando foram visitar a CCGL e outras cooperativa da região e a segunda em 2022 quando estiveram em Santa Catarina na visitar a Coopervil, Coopercampos e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Cooperativa Vinícola Garibaldi – Divulgação
Verão inicia com previsão de menos chuvas na maior parte do país
Festa de Natal das crianças ocorre neste domingo, dia 22, em Bento
Rede pública de ensino de Bento obtém bons resultados na OBMEP 2024