Sucos que auxiliem no combate a radicais livres, com propriedades antioxidantes e calmantes são as novas apostas da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg) para atender a consumidores que buscam produtos com apelo funcional e com processo produtivo sustentável.
Nominados de AntiOx e de Uva Zen, os sucos de uva misto com vegetais estão sendo lançados na 12a Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia – Bio Brazil Fair/Biofach 2016, realizada entre os dias 8 e 11 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. A Coopeg marca presença no estande coletivo apoiado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).
Além de suco de uva integral orgânico, o suco AntiOx leva em sua composição beterraba e gengibre, apresentando propriedades antioxidantes. Já o Uva Zen é adicionado de suco de alface, que possui compostos que atuam como calmantes naturais. Os produtos não possuem adição de açúcar, corantes ou conservantes artificiais. Também são livre de lactose, de glúten e de compostos alergênicos. Inicialmente, estarão disponíveis em garrafinhas de 300ml, em mercados e lojas especializadas em produtos naturais das regiões Sul e Sudeste.
O primeiro lote dos sucos contará com 1,1 mil garrafas. Mas a capacidade anual de produção da Coopeg chega a 40 mil garrafas dos dois sabores de suco.
Resultado de um ano e meio de pesquisa e desenvolvimento, os produtos foram desenvolvidos com recursos da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) e Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), por meio do edital Tecnova-RS.
Inovação com o apoio do Tecnova¬RS
A Coopeg recebe o apoio do Programa Tecnova¬RS com o projeto “Desenvolvimento de Produtos Alimentícios Inovadores a partir de Hortifrutigranjeiros Orgânicos”. Seu propósito é trabalhar com pesquisa e inovação na busca de soluções sustentáveis com a utilização de produtos que não foram aproveitados comercialmente. Os novos itens são todos elaborados a partir de frutas, verduras e hortaliças orgânicas cultivadas pela cooperativa. O projeto conta com um investimento de R$ 300 mil.
Por que faz bem:
UVA ZEN – Suco integral orgânico de uva misto com alface
Suco de uva integral: Rico em resveratrol e em flavonoides, potentes antioxidantes, o suco de uva integral auxilia na proteção do organismo contra a ação de radicais livres, favorece a função cardiovascular e atua na prevenção e combate a doenças. Também por conter elevado índice de vitamina C, funciona como um anti-inflamatório natural e reforça o sistema imunológico.
Alface: Além de contribuir com a adição de fibras dietéticas, que auxiliam na digestão e no trato intestinal, a alface possui o flavonoide quercetina, que também promove a ação antioxidantes no organismo. Como é rica em potássio, apresenta ação reguladora da atividade neuromuscular e de relaxamento dos músculos. O potássio também é responsável pela manutenção do equilíbrio hídrico do corpo. Contém ainda lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que pode ajudar na redução da ansiedade e na recomposição do sono.
ANTIOX – Suco integral orgânico de uva misto com beterraba e gengibre
Suco de uva integral: Rico em resveratrol e em flavonoides, potentes antioxidantes, o suco de uva integral auxilia na proteção do organismo contra a ação de radicais livres, favorece a função cardiovascular e atua na prevenção e combate a doenças. Também por conter elevado índice de vitamina C, funciona como um anti-inflamatório natural e reforça o sistema imunológico.
Beterraba: A beterraba possui ação antioxidante, antiviral e antimicrobiana. Isso devido aos compostos antiradicais livres e também à betalaína, um composto que promove a proteção das células do organismo contra envelhecimento e doenças. Também é uma excelente fonte de ferro contribuindo para prevenção da anemia, além de ser rica em potássio, mineral com ação reguladora da atividade neuromuscular e relaxamento dos músculos, auxiliando na manutenção do equilíbrio hídrico do corpo. Por isso, promove a melhora do fluxo sanguíneo através da vasodilatação, auxiliando no transporte de nutrientes para as células.
Gengibre: Além de ser um excelente antiemético (ação contra enjoos), o gengibre possui ação analgésica e anti-inflamatória devido a presença de fitoquímicos poderosos, por isso é muito utilizando no combate a gripes e resfriados e para amenizar os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias.
Sobre a Coopeg
A Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi – Coopeg é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como modelo de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.
Com 53 famílias de pequenos agricultores localizados em nove municípios da Serra Gaúcha, a Coopeg produz mais de 50 diferentes frutas, verduras e hortaliças além de sucos de uva, vinhos e espumantes livres de agroquímicos. Os cooperados observam a aplicação rigorosa das normas de produção orgânica definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia.
Seus produtos são distribuídos principalmente para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, a cooperativa acaba atendendo de forma específica a demandas de todo o país. Na média dos últimos três anos, foram elaborados 112 mil litros de suco integral, já em 2015 foram processados 10 mil litros de vinhos e espumantes, 1,1 mil quilos de doces de frutas e 420 mil quilos de verdura e uva. No ano passado, o faturamento atingiu R$ 2 milhões com a comercialização de produtos da categoria hortifrúti orgânicos.
Outro grande diferencial da cooperativa é o modelo de gestão, no qual, diferentemente dos formatos tradicionais, o cooperado recebe o lucro no momento da venda, não tendo que esperar até o balanço final da comercialização da safra.
Mais do que os aspectos produtos e quantitativos, a Coopeg tem como filosofia a construção de um ambiente sadio, limpo e harmônico com responsabilidade social. Aliando o saber popular com o conhecimento científico, a cooperativa contribui para o desenvolvimento social das famílias, incentivando a permanência do homem no campo, contribuindo para uma sociedade mais justa e um planeta mais sustentável.
Fonte: Assessoria de Imprensa / divulgação
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro