Aline Zan , diretora da Dale Carnegie Bento Gonçalves, palestrou nesta terça-feira no Inova Bento
No afã de ajudar a quem precisa, é necessário controlar os ímpetos emocionais e não esquecer de utilizar a razão. “Nós não temos como ajudar o próximo se a gente não estiver se cuidando”, disse Aline Zan, diretora da Dale Carnegie Bento Gonçalves, convidada do Inova Bento para abordar o tema “Gerenciar o estresse: cultivando uma mentalidade proativa” na manhã de terça-feira (21).
Situações como as que o Rio Grande do Sul vivencia neste momento, de extrema urgência na oferta de proteção à vida das pessoas atingidas pelas enchentes, costumam exigir demais de quem está ajudando. E também despertam autocobranças para se fazer ainda mais. “Existem muitas formas de ajudar, então não podemos nos comparar com o que o outro fez”, comentou Aline.
É comum, portanto, esses ambientes causarem alto nível de estresse. “Precisamos colocar o estresse numa perspectiva adequada, então tem que manter a estabilidade emocional, minimizar os efeitos danosos e nos conectar com nosso melhor para ser uma voz de lucidez e sermos os profissionais que o momento pede”, disse. Com esse autoconhecimento, é possível manter o equilíbrio em situações assim, o que é importante para a proatividade. De acordo com Aline, quando aparece o desequilíbrio também há tendência de se manifestar o lado antiprofissional. Nesse caso, a pessoa se predispõe ao enfrentamento, sendo arrogante e prepotente. Também pode revelar amadorismo, quando fica inerte diante de uma situação ruim, que serve de muleta para não agir.
A especialista compartilhou algumas dicas para controlar o estresse e evitar comportamentos assim. Entre elas, sugeriu responder a quatro perguntas (qual o problema, quais as causas do problema, quais as possíveis soluções e qual a melhor solução possível). Ainda, falou que se manter ativo, cooperar com o inevitável, decidir quanta ansiedade uma situação merece, preencher a mente com pensamentos de paz, coragem, saúde e esperança e contar com a ingratidão ajudam a lidar com o estresse. “Pode ser que você tenha que mudar algum comportamento, isso é natural, e você passa a olhar os benefícios que você pode levar para quem está perto de ti”, observou. Fazem parte das dicas, ainda, dedicar um tempo à espiritualidade e ao descanso, valorizar suas bênçãos e não seus problemas e agir da melhor forma, sem esquecer de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos. “Cuidem de vocês”, orientou.
Momentos de crise como essa também representam grandes oportunidades, disse Aline. “É uma oportunidade de rever a sua vida, de rever os processos da sua empresa, de como tu acolhes o teu funcionário, de quantos feedbacks você está dando, de olhar se os líderes estão preparados para gerir melhor a equipe nesse momento, de olhar mais para o seu cliente e para sua família”, disse.
A palestra ainda serviu para arrecadar donativos às famílias gaúchas atingidas pelas fortes chuvas que assolaram o Estado.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Exata Comunicação | Tiago Garziera
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves