Levantamento da Federação Varejista do RS também mostra que a maioria deixa as compras para os últimos dias
Uma pesquisa da Federação Varejista do Rio Grande do Sul realizada em abril com 388 consumidores mostra que o gaúcho gastará mais do que a média nacional neste Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (11). Conforme o levantamento, o valor médio gasto com o presente será de R$ 317,07, superando em quase 6,4% a média nacional, de R$ 298,00, segundo estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Além disso, a pesquisa aponta que 46,4% dos entrevistados pretendem gastar mais do que no ano anterior, um resultado superior a 12 pontos percentuais em relação à média nacional, de 34%. Apenas18,3% dos gaúchos indicaram uma redução em relação aos valores despendidos no ano passado com o Dia das Mães, enquanto 35,3% manterão o mesmo nível de gasto. “Depois de um 2024 difícil e de recuperação, há mais otimismo hoje, com o consumidor mais propenso ao consumo. Aliado a uma data com o apelo do Dia das Mães, o cenário se completa, sendo uma excelente oportunidade para o comércio do Rio Grande do Sul”, diz o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.
Do total dos consumidores consultados, 61,3% deles já haviam definido o que comprar para as mães, com os itens de higiene e beleza liderando as menções (24,5%). Artigos de vestuário aparecem em segundo lugar (12,4%), seguidos de doces e chocolates (8%) e de flores (7%). Na pesquisa da CNDL, os produtos mais procurados são roupas (43%). Uma outra diferença revelada pelo estudo está no comportamento do consumidor gaúcho em relação ao do restante do país. Enquanto a pesquisa da Federação Varejista do RS revelou que o consumidor daqui prefere comprar presencialmente, sendo os shoppings (46,13%) e as lojas de rua (28,61%) os preferidos, o brasileiro fará suas compras principalmente no comércio online (40%) – canal esse mencionado apenas por 21,14% dos gaúchos. Outra diferença está na forma de pagamento. Diferentemente do padrão nacional, em que o cartão de crédito lidera (79%), no Rio Grande do Sul o PIX é o método de pagamento preferido (45,4%). Aqui, o cartão de crédito ocupa 25,3% da preferência.
A pesquisa também destacou que a grande maioria deixará para realizar as compras para a semana de Dia das Mães. Pouco mais de 75% dos consumidores fazem suas compras nos últimos dias, sendo quase 20% deles deixando para decidir na véspera. “Isso exige do varejo atenção redobrada a estoque, logística e estratégias de última hora para captar esse público”, destaca Pioner. Qualidade, diversidade e diferenciação de produtos aparecem como principal fator da escolha de onde comprar (42,27%), com atendimento (30,41%) e preço, promoções e formas de pagamento (23,20%) aparecendo na sequência.
Diante dos dados, a pesquisa realizada em parceria com a OverPlace Serviços Mercadológicos, mostra oportunidades aos lojistas em diversas áreas. Entre elas, estão a personalização de produtos (afetivos e simbólicos), as redes sociais como foco de comunicação (36,08% viram campanha de Dia das Mães nessas mídias), aposta em atendimento e experiências e oferta de pagamento via Pix.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Diego Dias
Suco de uva brasileiro será protagonista no estande do Consevitis-RS na Wine South America 2025
Na Wine South America 2025, Vale dos Vinhedos promove a excelência de seus vinhos
MOTOCICLISTA É ENCONTRADO MORTO ÀS MARGENS NA ERS-444, VALE DOS VINHEDOS, EM BENTO GONÇALVES