Ocorreu nesta segunda-feira, 11, palestra-almoço no CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves) com o tema “O Agro. Visão Global. Zoom Local”. O palestrante foi Antônio Sartori, sócio fundador da Brasoja Corretora de Cereais, consultor e agro corretor.
Foi realizada uma análise do cenário global, reforçando a importância da competitividade. Mencionou ainda o aquecimento global, a bioenergia, fronteiras agrícolas, agroperspectivas etc.
“Hoje você tem que ter uma noção global e ser competitivo em nível mundial. A palavra mais importante chama-se energia, a matriz é altamente poluidora, as energias renováveis é um paliativo. O efeito estufa, aquecimento global, incêndios, temporais, irá continuar porque a matriz energética não tem como reverter a curto prazo”, destacou.
Para o presidente do CIC, Laudir Piccoli, “arregaçando as mangas e fazendo o que se tem que fazer em busca de gestão, a gente consegue desenvolver a nossa região e economia”, disse.
A mensagem repassada aos empresários do município reforçou a importância de temas como energia, água, alimentos, onde até 2050 haverá carências. Propôs a utilização no negócios de itens como tecnologia de ponta, noções de mundo e ser competitivo dentro da porteira.
Sartori trouxe um vinho produzido pela Embrapa Uva e Vinho de 1991, que foi aberto e degustado por alguns dos presentes, como forma de reconhecer a atuação da entidade.
Fórum Regional de Desenvolvimento
Piccoli destacou para os associados, ao final do encontro, o trabalho que vem sendo desenvolvido no Fórum Regional de Desenvolvimento, que reúne entidades empresariais e órgãos públicos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
As mais recentes pautas definidas como cobrança pelo Fórum são a construção do novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves, a implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra, a elaboração de estudo de viabilidade para uma via secundária interligando os três municípios e a possibilidade de contratação de estagiários para atuarem na agilização dos processos de liberação dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora / Felipe Machado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves