Consultor aborda visão global para competitividade nos negócios em palestra no CIC/BG

Ocorreu nesta segunda-feira, 11, palestra-almoço no CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves) com o tema “O Agro. Visão Global. Zoom Local”. O palestrante foi Antônio Sartori, sócio fundador da Brasoja Corretora de Cereais, consultor e agro corretor.

Foi realizada uma análise do cenário global, reforçando a importância da competitividade. Mencionou ainda o aquecimento global, a bioenergia, fronteiras agrícolas, agroperspectivas etc.

“Hoje você tem que ter uma noção global e ser competitivo em nível mundial. A palavra mais importante chama-se energia, a matriz é altamente poluidora, as energias renováveis é um paliativo. O efeito estufa, aquecimento global, incêndios, temporais, irá continuar porque a matriz energética não tem como reverter a curto prazo”, destacou.

Para o presidente do CIC, Laudir Piccoli, “arregaçando as mangas e fazendo o que se tem que fazer em busca de gestão, a gente consegue desenvolver a nossa região e economia”, disse.

A mensagem repassada aos empresários do município reforçou a importância de temas como energia, água, alimentos, onde até 2050 haverá carências. Propôs a utilização no negócios de itens como tecnologia de ponta, noções de mundo e ser competitivo dentro da porteira.

Sartori trouxe um vinho produzido pela Embrapa Uva e Vinho de 1991, que foi aberto e degustado por alguns dos presentes, como forma de reconhecer a atuação da entidade.

Fórum Regional de Desenvolvimento

Piccoli destacou para os associados, ao final do encontro, o trabalho que vem sendo desenvolvido no Fórum Regional de Desenvolvimento, que reúne entidades empresariais e órgãos públicos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

As mais recentes pautas definidas como cobrança pelo Fórum são a construção do novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves, a implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra, a elaboração de estudo de viabilidade para uma via secundária interligando os três municípios e a possibilidade de contratação de estagiários para atuarem na agilização dos processos de liberação dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora / Felipe Machado

error: Conteúdo Protegido