Na próxima semana, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, os eleitores de todo o Rio Grande do Sul estão convocados a participar da destinação do orçamento do governo do Estado para 2018, participando e votando na Consulta Popular. O valor destinado para a região do Corede Serra é de R$ 1,5 milhão, dividido em 33 municípios.
O projeto que tiver mais votos receberá 50% do valor, a 2ª demanda 30% do total e o 3º projeto mais votado receberá 20% do orçamento.
É possível votar pela internet pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, através de mensagem de texto por celular via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).
Dos sete programas, um deles visa destinar recursos para Hospitais de Alta Complexidade e Microrregionais, onde o Tacchini está mobilizando a comunidade para votar.
Confira as demandas abaixo:
Consulta Popular
A Lei nº 11.179, de 1998, institui que a população define, por meio de votação, parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do Estado selecionam os projetos, mediante audiências públicas realizadas nos âmbitos regional, municipal ou microrregional, e decidem em uma audiência ampliada entre Coredes e delegados eleitos nos Comudes. A pauta de programas deve estar enquadrada no Plano Plurianual (PPA) do Estado. Para votar, é preciso o título de eleitor.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Priscila Pilletti
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor