Facilidade está disponível através de agendamento no Consulado Honorário do município
Saudada como histórica, a instalação do serviço de coleta biométrica para emissão ou renovação de passaporte italiano em Caxias do Sul, trouxe, além de facilidades aos cidadãos de dupla nacionalidade da Serra, reforço nos vínculos que unem as culturas italiana e gaúcha.
O inédito serviço entrou em operação no dia 25 de agosto, oportunizado por uma parceria entre o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e o Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul. “A biometria é o início de um trabalho que estamos fazendo para fortalecer ainda mais os serviços consulares e valorizar a cidade de Caxias do Sul, que merece o melhor do nosso trabalho”, disse o Cônsul-Geral, Valerio Caruso, durante a cerimônia de inauguração da biometria.
E reforçou seu apreço pela comunidade. “Caxias do Sul merece ser mais reconhecida também na Itália, porque todo carinho e ligação que existe, aqui, com a cultura italiana é muito difícil de encontrar em outro lugar, não tem comparação com outros lugares do mundo. Tenho muita sorte em ser o Cônsul dessa comunidade e me orgulho de cada um dos nossos cidadãos, e não só por terem um passaporte, mas porque eles têm uma identidade, uma raiz, um sentimento de pertencimento a uma identidade forte e que fala da nossa história e do que será nosso futuro”, prosseguiu Caruso.
Esse entusiasmo justifica sua emoção diante do início do inédito serviço que estava proporcionando aos cerca de 30 mil cidadãos italianos da Serra. “Se alguém dissesse que esse momento chegaria um ano após eu ter assumido o Consulado, eu diria que era brincadeira. Trabalhamos muito, e isso não seria possível sem a generosidade do Consul Honorário Gelson Castellan. Não existe um trabalho como o que ele oferece à comunidade italiana de Caxias do Sul no resto do mundo, uma atuação tão generosa, providenciando uma estrutura tão sólida. É merecedor dessa gratidão e valorização”, disse.
Castellan retribuiu a gentileza afirmando o quanto especial era esse momento na trajetória do Consulado Honorário. “Essa é uma data histórica, e quero parabenizar o Cônsul pelo trabalho em prol dos italianos do Rio Grande do Sul. Acredito que nunca tivemos um Consulado tão eficiente como esse que temos hoje. Nós temos atualmente mais de mil passaportes emitidos por mês, as filas estão terminando. E todo esse trabalho foi trazido pelo nosso dinâmico e disponível Cônsul Valerio Caruso. Obrigado pela disposição em transformar a vida dos italianos do nosso Estado”, elogiou.
Um dos primeiros a aproveitar o novo serviço oferecido em Caxias do Sul foi o jornalista Moacir Molon, 76 anos. “Para quem experimentou fazer esse processo no final do século passado, realmente, agora ficou extremamente facilitado”, disse ele, que precisava renovar o passaporte para um compromisso agendado na Itália, em novembro.
A biometria está disponível, inicialmente, para cidadãos italianos de até 18 anos e a partir dos 60, bem como para portadores de necessidades especiais e para quem necessita comprovada urgência na emissão do documento. O atendimento será realizado às terças e às quartas-feiras, exclusivamente a partir de agendamento prévio pelo e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it. Após a biometria, os dados são enviados a Porto Alegre, onde é confeccionado o passaporte, sendo posteriormente enviado aos requerentes. Cidadãos que não se enquadram nas especificações citadas devem procurar o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre para realizar a emissão ou a renovação do passaporte.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Leandro Araujo
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor