Mais de 120 alunos do Bom Retiro participaram da estreia da campanha que quer inibir o consumo de entorpecentes como medida preventiva à segurança pública
Além de exercer papel de complemento na provisão econômica para as forças policiais, sendo um agente captador de recursos diretamente aplicados na segurança pública, o Consepro aposta na conscientização da sociedade para coibir a violência. O órgão deu início a uma série de palestras com foco na prevenção ao uso de drogas, tendo os adolescentes como público-alvo. A ação piloto ocorreu no Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, na manhã de 11 de novembro.
Na oportunidade, mais de 120 deles, alunos de turmas dos 1º e 2º anos, ouviram a palestra conduzida pela delegada Deise Salton Brancher, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A delegada optou por uma conversa na qual, a partir de exemplos, provocou a reflexão nos adolescentes sobre suas escolhas, sempre estabelecendo o consumo de droga ao financiamento do crime. Falou sobre violência, bullying, respeito, empoderamento e comportamento.
Embora a efetividade na repreensão ao crime seja proporcional ao aporte de recursos que a segurança receba, o presidente do Consepro, Jose Carlos Zortea, disse que o papel do órgão também é educacional, já que precisa de uma forte atuação na base, a fim de evitar o contato dos jovens com a droga. “Precisamos de repreensão ao crime e de educação para os jovens. São dois universos que precisam andar juntos, ambos devem receber investimentos. A conscientização é a melhor forma de evitar que os jovens acessem as drogas, é a melhor forma para que o consumo caia e para que enfraqueça o sistema”, comentou Zortea.
Para o professor Fernando Bem, representante da UCS no Consepro, a campanha serve para estimular a reflexão dos jovens. Para ajudar nessa proposta, ele utilizou um provérbio chinês. “A vida é tão justa que tu escolheste o que quer plantar, e tão sábia que permite que você colha exatamente o que plantou. O que queremos é que vocês plantem sabiamente suas vidas”, disse.
A próxima palestra será no dia 20 de novembro, para alunos da Escola Mestre Santa Bárbara, novamente com a delegada Deise Salton Brancher.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Exata Comunicação – Tiago Garziera
DNIT alerta para serviços de manutenção nas rodovias do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (15)
Balsa de Santa Bárbara tem serviço momentaneamente interrompido
Inscrições abertas: Tacchini realiza o 1º Simpósio de Estomias