Consepro-BG apresenta ações de apoio complementar às forças policiais atuantes na situação de calamidade pública no RS

Entidade intermedeia equipamentos ao Corpo de Bombeiros, que atuou no resgate de vítimas, e outros órgãos de segurança pública de Bento Gonçalves, além de doação ao movimento Unidos por Bento

O compromisso de seguir atento às demandas das forças policiais de Bento Gonçalves e direcionar, com transparência, recursos que contribuam para uma cidade cada vez mais segura é reforçado a cada planejamento de ações realizado pela Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves. Na reunião ordinária do mês de maio, ocorrida na quinta-feira, dia 23, foram apresentadas as principais iniciativas e demandas do conselho aos membros da diretoria.

Uma das principais pautas levantadas foi o impacto da tragédia climática, que acometeu o estado do Rio Grande do Sul, também na atuação das forças de segurança locais. O Corpo de Bombeiros, importante órgão de apoio às vítimas dessa calamidade, será contemplado graças a doações de um grupo de empresários, pessoas físicas, feitas diretamente à Náutica de São Paulo.

A entidade atuará como intermediadora dessas doações para a aquisição de um motor para barcos que estão sendo utilizados na busca de desaparecidos e foram usados nos resgates das pessoas atingidas. O motor 50 HP que será entregue é uma demanda do órgão de segurança – assim como um drone com sensor de calor, que também está sendo intermediado pelo Consepro e vai ser entregue futuramente. Os bombeiros foram contemplados, ainda, com infraestrutura para melhorias de conectividade via internet em seu prédio. Além disso, os membros aprovaram a doação de R$ 10 mil ao movimento Unidos por Bento, que visa reconstruir acessos e reestabelecer a dignidade das famílias do interior da cidade.

Dentro do escopo de apoio às demais forças de segurança, a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Bento Gonçalves (DEAM) recebeu melhorias estruturais, como a aquisição de uma pia de granito e persianas. Já a Delegacia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves – DPPA (com auxílio para reformas gerais do prédio), PATRAM de Bento Gonçalves (com a ajuda de custo para parte da manutenção de um veículo) e Polícia Rodoviária Federal (para pintura interna e externa e compra de bandeiras) também contaram com o apoio da entidade para demandas que permitem o funcionamento de suas atividades diárias. No encontro, foi levantado, ainda, o reflexo da situação de calamidade na destinação de verbas por meio das VECs, que serão redirecionadas, nesse momento, ao apoio às famílias atingidas.

Por fim, os diretores puderam revisar a apresentação institucional do Consepro, que em breve será apresentada publicamente na Câmara de Vereadores, em data a ser definida. “O Consepro-BG segue atento e disposto a contribuir para as mais diferentes demandas das forças policiais, especialmente nesse momento de calamidade. Por isso, procuramos buscar formas de ajudar, também, órgãos como o Corpo de Bombeiros, tão importantes para o salvamento de vidas no estado”, destaca o presidente da entidade, Adriano De Bacco.

Na oportunidade, também será feito o agradecimento público a todas as forças policiais que atuaram e seguem trabalhando em prol das vítimas do desastre climático. “A dedicação deles foi fundamental, salvando vidas e garantido o amparo necessário à população, mesmo sob duras condições, e por esse motivo eles são merecedores de nosso reconhecimento”, diz o presidente.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Alessandro Manzoni

error: Conteúdo Protegido