Entidade intermedeia equipamentos ao Corpo de Bombeiros, que atuou no resgate de vítimas, e outros órgãos de segurança pública de Bento Gonçalves, além de doação ao movimento Unidos por Bento
O compromisso de seguir atento às demandas das forças policiais de Bento Gonçalves e direcionar, com transparência, recursos que contribuam para uma cidade cada vez mais segura é reforçado a cada planejamento de ações realizado pela Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves. Na reunião ordinária do mês de maio, ocorrida na quinta-feira, dia 23, foram apresentadas as principais iniciativas e demandas do conselho aos membros da diretoria.
Uma das principais pautas levantadas foi o impacto da tragédia climática, que acometeu o estado do Rio Grande do Sul, também na atuação das forças de segurança locais. O Corpo de Bombeiros, importante órgão de apoio às vítimas dessa calamidade, será contemplado graças a doações de um grupo de empresários, pessoas físicas, feitas diretamente à Náutica de São Paulo.
A entidade atuará como intermediadora dessas doações para a aquisição de um motor para barcos que estão sendo utilizados na busca de desaparecidos e foram usados nos resgates das pessoas atingidas. O motor 50 HP que será entregue é uma demanda do órgão de segurança – assim como um drone com sensor de calor, que também está sendo intermediado pelo Consepro e vai ser entregue futuramente. Os bombeiros foram contemplados, ainda, com infraestrutura para melhorias de conectividade via internet em seu prédio. Além disso, os membros aprovaram a doação de R$ 10 mil ao movimento Unidos por Bento, que visa reconstruir acessos e reestabelecer a dignidade das famílias do interior da cidade.
Dentro do escopo de apoio às demais forças de segurança, a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Bento Gonçalves (DEAM) recebeu melhorias estruturais, como a aquisição de uma pia de granito e persianas. Já a Delegacia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves – DPPA (com auxílio para reformas gerais do prédio), PATRAM de Bento Gonçalves (com a ajuda de custo para parte da manutenção de um veículo) e Polícia Rodoviária Federal (para pintura interna e externa e compra de bandeiras) também contaram com o apoio da entidade para demandas que permitem o funcionamento de suas atividades diárias. No encontro, foi levantado, ainda, o reflexo da situação de calamidade na destinação de verbas por meio das VECs, que serão redirecionadas, nesse momento, ao apoio às famílias atingidas.
Por fim, os diretores puderam revisar a apresentação institucional do Consepro, que em breve será apresentada publicamente na Câmara de Vereadores, em data a ser definida. “O Consepro-BG segue atento e disposto a contribuir para as mais diferentes demandas das forças policiais, especialmente nesse momento de calamidade. Por isso, procuramos buscar formas de ajudar, também, órgãos como o Corpo de Bombeiros, tão importantes para o salvamento de vidas no estado”, destaca o presidente da entidade, Adriano De Bacco.
Na oportunidade, também será feito o agradecimento público a todas as forças policiais que atuaram e seguem trabalhando em prol das vítimas do desastre climático. “A dedicação deles foi fundamental, salvando vidas e garantido o amparo necessário à população, mesmo sob duras condições, e por esse motivo eles são merecedores de nosso reconhecimento”, diz o presidente.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Alessandro Manzoni
Defesa Civil realiza coleta de assinaturas para instalação de Pluviômetros em Bento Gonçalves
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves