Nesta quarta-feira (10), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a diplomação dos conselheiros tutelares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), para o quadriênio 2024/2028.
Foram empossados os Conselheiros Tutelares: Silvana Teresinha Lima; Marlene Melotti Pelicioli; Solange Maria Alves Pereira Balestreri; Simone Lunelli e Alexandra Ricardo. Além dos suplentes: Leonides Lavinicki; Bruno da Costa da Rocha; Analu Meneghetti Lopes; Maria Luiza Pessali; Angélica da Silva Lacerda e Vera Lúcia Ribeiro Ferreira.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, e encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A diplomação e posse é a última de uma série de seis etapas pela qual passaram os pretendentes ao cargo.
O Presidente do COMDICA, Nadir Antônio Zeni, destacou sobre a importância da diplomação dos conselheiros. “O conselho tutelar é um importante instrumento da sociedade, que protege e ampara integralmente a infância e adolescência, isso é prerrogativa, que fazem os conselheiros guardiões do estatuto da criança e adolescente no nosso município. Trabalhamos para garantir a integridade da infância, das crianças, pois elas são o bem mais precioso de nossa sociedade”, destaca.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) Eduardo Virissimo ressaltou “a importância de vocês estarem aqui é muito grande, só de colocarem seus nomes a disposição para uma causa tão nobre para o município já é merecedor de aplauso. Bento Gonçalves é uma das redes mais fortes do Estado e Brasil em atendimento para as crianças e adolescentes, graças a esse grande trabalho que é feito entre todos profissionais. É um trabalho em conjunto, e tenho certeza que continuando deste forma, todos juntos, não seremos somente uma das referências, mas a principal referência em acabar com a violência contra a criança”.
Em seu pronunciamento o Prefeito Diogo Siqueira salientou que “a função do conselho tutelar é muito importante, pois é um órgão independente, que tem a sua autonomia, não é um cargo fácil, é complexo, exige empenho e dedicação. Muitas vezes esses profissionais entram em residências com casos de violência doméstica, acompanham casos de famílias desestruturadas. E a função é tentar salvar essas crianças, para mostrar que existe a humanidade, existe sim o nosso papel de entidade e instituição para defender as nossas crianças e adolescentes. Essa é a nossa função, de dar amparo para as pessoas que mais precisam. É um trabalho sério, importante e que tem por objetivo proteger e amparar as crianças e jovens, e tenho certeza que esses novos conselheiros irão atuar de forma brilhante nesse sentido”, finalizou.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto Rodrigo De Marco
PG
Dom José Gislon preside Missa em sufrágio pelo Papa Francisco, na Catedral de Caxias do Sul
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE MUNIÇÃO, EM VACARIA