Conselhos Tutelares 2024/2028 são diplomados em Bento Gonçalves

Nesta quarta-feira (10), ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a diplomação dos conselheiros tutelares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), para o quadriênio 2024/2028.

Foram empossados os Conselheiros Tutelares: Silvana Teresinha Lima; Marlene Melotti Pelicioli; Solange Maria Alves Pereira Balestreri; Simone Lunelli e Alexandra Ricardo. Além dos suplentes: Leonides Lavinicki; Bruno da Costa da Rocha; Analu Meneghetti Lopes; Maria Luiza Pessali; Angélica da Silva Lacerda e Vera Lúcia Ribeiro Ferreira.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, e encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A diplomação e posse é a última de uma série de seis etapas pela qual passaram os pretendentes ao cargo.

A eleição foi realizada no dia 1º de outubro de 2023,  foram registrados 4.056 votos, dos quais 4.042 foram considerados válidos, sendo 6 em branco e 8 nulos.

O Presidente do COMDICA, Nadir Antônio Zeni, destacou sobre a importância da diplomação dos conselheiros. “O conselho tutelar é um importante instrumento da sociedade, que protege e ampara integralmente a infância e adolescência, isso é prerrogativa, que fazem os conselheiros guardiões do estatuto da criança e adolescente no nosso município. Trabalhamos para garantir a integridade da infância, das crianças, pois elas são o bem mais precioso de nossa sociedade”, destaca.

O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) Eduardo Virissimo ressaltou “a importância de vocês estarem aqui é muito grande, só de colocarem seus nomes a disposição para uma causa tão nobre para o município já é merecedor de aplauso. Bento Gonçalves é uma das redes mais fortes do Estado e Brasil em atendimento para as crianças e adolescentes, graças a esse grande trabalho que é feito entre todos profissionais. É um trabalho em conjunto, e tenho certeza que continuando deste forma, todos juntos, não seremos somente uma das referências, mas a principal referência em acabar com a violência contra a criança”.

Em seu pronunciamento o Prefeito Diogo Siqueira salientou que “a função do conselho tutelar é muito importante, pois é um órgão independente, que tem a sua autonomia, não é um cargo fácil, é complexo, exige empenho e dedicação. Muitas vezes esses profissionais entram em residências com casos de violência doméstica, acompanham casos de famílias desestruturadas. E a função é tentar salvar essas crianças, para mostrar que existe a humanidade, existe sim o nosso papel de entidade e instituição para defender as nossas crianças e adolescentes. Essa é a nossa função, de dar amparo para as pessoas que mais precisam. É um trabalho sério, importante e que tem por objetivo proteger e amparar as crianças e jovens, e tenho certeza que esses novos conselheiros irão atuar de forma brilhante nesse sentido”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto Rodrigo De Marco

PG

error: Conteúdo Protegido