Conselho gestor do Programa de Pacificação restaurativa é instituído em Bento

Na tarde desta segunda-feira, 14, o prefeito Guilherme Pasin assinou o Decreto Municipal que institui o Conselho Gestor do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, um órgão consultivo e controlador das ações da iniciativa, no auditório do Ministério Público. A assinatura foi acompanhada pelo promotor de Justiça Especializada, Élcio Resmini Meneses, pelas secretárias de Educação, Iraci Luchese Vasques, e de Assistência Social, Milena Bassani, e pelo coordenador da 16ª CRE, Leonir Rasador.

Na ocasião, foi realizada a entrega das portarias de nomeação à coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa, Janete Ziero Lunelli, à coordenadora da Central de Pacificação Restaurativa da Infância e da Juventude e Cidadania, Marlizete Alessi da Silva, e à coordenadora da Central de Pacificação Restaurativa Comunitária, Luciane Dutra Ribeiro. Também foram entregues os certificados para os 25 participantes da Formação Avançada de Resolução de Conflitos, que os torna aptos a atuarem como facilitadores em círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz do Projeto Pacificação nas Escolas.

O promotor de Justiça Especializada, Élcio Resmini Meneses, salientou que “as 25 profissionais que receberam nesse evento o certificado para atuarem em resolução de conflitos é um início de uma caminhada em prol de uma perspectiva, de um horizonte, melhor para a nossa sociedade”.

O coordenador da 16ª CRE, Leonir Rasador, destacou que “o trabalho do Programa de Pacificação Restaurativa tem perspectivas profundas e concretas de fazer o bem. Nós estamos vivenciando no dia a dia os resultados dessas ações dentro de nossas escolas, pois atuam diretamente na essência do ser humano.”

A Lei Municipal 5.997/15 instituiu o Programa de Pacificação Restaurativa de Bento Gonçalves, que é promovido através da mobilização e integração das diferentes políticas setoriais, como de segurança, educação, assistência social, saúde e Justiça, com a colaboração de diferentes setores institucionais no âmbito da Administração Municipal, do sistema de justiça e da sociedade civil organizada.

O prefeito Guilherme Pasin destacou que “estamos vendo mais uma fase desse projeto, que nasceu em 2013, ser concretizada. Naquele ano, juntamente com apoio do Promotor Élcio Resmini Meneses, começamos com um trabalho objetivo, feito nas Escolas. Com o tempo fomos adquirindo experiência, e conquistamos uma política pública permanente, que nasce da base, das necessidades da sociedade. O Conselho dá corpo a essa estrutura, e a garantia de que em conjunto com todas as forças públicas continuemos esse trabalho em beneficio da comunidade”.

Os Círculos de Construção de Paz e de Resolução de Conflitos são metodologias que se fundamentam no diálogo e possuem como valor primordial o respeito ao outro, promovendo uma cultura de paz e maior integração social.

O Programa de Pacificação Restaurativa no Município é uma realização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação, Saúde, Habitação e Assistência Social, Segurança e Juventude, Esporte e Lazer; do Ministério Público Estadual e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.

Também participaram da solenidade, os secretários de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Wagner Mello, e de Educação, Adriane Zorzi, as psicólogas da SMED – Núcleo de Inclusão e Diversidade, Nádia De Cesaro e Suelen Bordignon, coordenadora do Centro Revivi e da Coordenadoria da Mulher, Regina Zanetti, orientadora educacional da EMEF Lóris Reali e EMEF Professora Maria Borges Frota, Renata Dalla Corte, da CNBB Regional Sul 3 – Garibaldi, Sabrina Erthal Grillo, a oficial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Vanda Maria Gomes Meneses, a assessora pedagógica da 16ª CRE, Vanise Somensi Marconi, as juízas, Fernanda Ghiringhelli de Azevedo e Eveline Radaelli Buffon, representantes do Conselho Tutelar, Paulo Ricardo de Souza, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Alissandro Fontoura, do Conselho Municipal Antidrogas de Bento Gonçalves (COMAD), Gládis Dal’Asta Cainelli, do Núcleo da Polícia Civil Comunitária, Douglas dos Santos, e da Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves, Laércio Pompermayer, e o promotor de Justiça Criminal, Eduardo Lummertz.

Profissionais aptos para atuarem em Resolução de Conflitos

Katiane Boschetti da Silveira; Aline Delias de Souza; Aline Curtinaz da Rocha; Altemir Schwarz; Angelita Castagnara Sutili; Cassiane Signor Venturini; Claudete Camargo; Cristina Zucchi Baldissareli; Deize Cristina Castoldi; Dinalva Vivan Soligo; Janete Maria Ziero Lunelli; Karina Gobbato; Kátia Trivillin Toretti; Kellen de Oliveira Garcia; Leina Marin; Luciane Dutra Ribeiro; Marinez Berselli Zanchet; Marinês Fátima Pasqualotto; Marlisete Alessi da Silva; Neiva Morello Michelin; Nádia de Cesaro; Renata Dalla Corte; Sabrina Erthal Grillo; Suelen Bordignon; Vanda Maria Gomes Meneses; e Vanise Somensi Marconi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

error: Conteúdo Protegido