O Centro Diocesano de Formação Pastoral de Caxias do Sul acolheu, na manhã deste sábado, 18 de março, o encontro do Conselho Diocesano de Pastoral. Mais de 60 pessoas de cinco das sete Regiões de Pastoral, dos movimentos e pastorais de expressão diocesana, das congregações religiosas, além do bispo diocesano, do vigário geral e coordenador de Pastoral e do ecônomo, estiveram reunidas para pontuar as linhas de ação da Diocese, no contexto da pastoral, para os anos de 2023 e 2024.
A atividade iniciou com a recordação do Ano Vocacional do Brasil que a Igreja está vivenciando até o mês de novembro de 2023. Logo depois, o bispo diocesano, Dom José Gislon, fez sua saudação e referenciou a data do Conselho sob a intercessão de São José, patrono universal da Igreja e celebrado neste final de semana. O bispo enalteceu a força e a missão dos leigos e leigas que são cooperadores dos religiosos, dos sacerdotes e dos bispos na ação evangelizadora no contexto eclesial e na sociedade.
O momento de oração foi baseado na leitura que norteia o Ano Vocacional do Brasil, a narrativa dos Discípulos de Emaús. Na sequência, o coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, fez memória e ressonância à reunião de dezembro de 2022, buscando abordar as linhas do Plano Diocesano de Pastoral 2021-2023 e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023.
Realizado o momento da recordação da caminhada, a equipe da Coordenação Diocesana de Pastoral, fez a explanação das ações que a Diocese de Caxias do Sul buscará efetivar em 2023 e 2024, agrupadas pelos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, conforme as DGAE e, em cumprimento ao Plano de Pastoral.
- Pilar da Palavra:
- Anúncio do Kerygma.
- Retomada efetiva do projeto diocesano do Batismo.
- Projeto “No Caminho da Catequese”, que prevê diversos passos, como o censo catequético, a formação de catequistas tendo em vista a instituição do Ministério de Catequista e os encontros catequéticos do Ano Vocacional.
- Formação permanente, com a base comum curricular das Escolas de Teologia nas Regiões Pastorais, a Escola de Formação de Lideranças, a formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística nas Regiões de Pastoral e a Escola da Fé, que irá envolver os seminaristas da Configuração das Dioceses de Caxias do Sul e Montenegro.
- Pilar do Pão:
- Retomar a Escola Diocesana de Liturgia.
- Formação sobre o livro de cantos “Cantando a uma só Voz”.
- Retomar os ensaios de cantos nos tempos litúrgicos, nas Regiões de Pastoral.
- Rearticulação das comissões diocesanas de Liturgia, Música Litúrgica e Arquitetura e Arte Sacra.
- Formação sobre o Diretório Litúrgico-Pastoral da Diocese de Caxias do Sul.
- Subsídio litúrgico semanal.
- Pilar da Caridade:
- Mapeamento das ações da caridade na coleta e distribuição de alimentos.
- Articulação da Cáritas Diocesana.
- Atividade sobre a Encílica Laudato Si’ (filme “A Carta”).
- Fortalecer as ações das Pastorais Sociais e do Cuidado.
- Economia Solidária, com a reestruturação da Pastoral do Dízimo na Diocese de Caxias do Sul e buscando a transparência das contas eclesiais.
- Pilar da Ação Missionária
- Incentivar a criação das pastorais da acolhida, da escuta e dos enlutados nas paróquias de maior fluxo de público e nos santuários.
- Retomar as Santas Missões Populares das Regiões de Pastoral.
- Articulação da Pastoral da Comunicação Diocesana e nas Paróquias.
- Projetos transversais e comuns
- Sinodalidade Eclesial
- Assembleia do Povo de Deus na data do último Conselho do ano, em 09 de dezembro
- Comunhão dos Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades
- Formação específica para a gestão paroquial
- Pastoral Vocacional
- Comunicar o Ano Vocacional
- Assumir, juntos, as camisetas do Ano Vocacional para os sacramentos
- Criar e fortalecer as Equipes Vocacionais Paroquiais e promover a Pastoral dos Coroinhas nas Paróquias
- Fortalecer e criar os Grupos Vocacionais nas Regiões de Pastoral, acompanhando jovens de forma personalizada no projeto “Vinde e Vede”.
- Sinodalidade Eclesial
O vigário episcopal do Vicariato de Nova Prata, padre Álvaro Luiz Pinzetta, fez memória aos 10 anos de criação do Vicariato, em março de 2013, e a celebração de Missa em ação de graças no dia 19 de março, em Nova Prata, com a presença de Dom José Gislon. Em outro momento de partilha, no contexto do trabalho das pastorais sociais e do cuidado, a diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco e o advogado da instituição, Adriano Pistorelo, explanaram a realidade migratória na região da Serra e a importância do apoio da organização diocesana ao CAM.
A conclusão do encontro foi com o almoço de confraternização. O próximo Conselho Diocesano de Pastoral está marcado para o dia 19 de agosto de 2023.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul / Comunicação
PG
PROFESSORA QUE MORREU DE ACIDENTE SEGUNDA-FEIRA, PERDEU O FILHO HÁ DOIS ANOS NA MESMA RODOVIA
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO SÃO JOÃO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO EM NOVA PRATA