Encontro, junto ao espaço de Catequese da Paróquia Santa Catarina, contou com a presença de lideranças delegados pelos serviços e pastorais de expressão diocesana, além do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira
O Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Caxias do Sul tem nova coordenação para o período que se estende até 2025. E equipe composta pelas funções de coordenação, vice-coordenação e secretaria, com titulares e suplentes, é formada por seis pessoas eleitas por aclamação em encontro diocesano realizado na manhã deste sábado, 30 de setembro, junto ao espaço da Catequese da Paróquia Santa Catarina, em Caxias.
O encontro diocesano do Conselho de Leigos e Leigas reuniu 30 lideranças delegadas pelos serviços e pastorais de expressão diocesana, além do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira. Durante a atividade, o grupo rezou pelo Sínodo dos Bispos 2021-2024, que terá sua primeira assembleia em Roma entre os dias 04 e 29 de outubro.
Seguindo as prioridades definidas durante o primeiro encontro do Conselho em 2023, leigos apresentaram duas frentes importantes do trabalho social da Igreja na Diocese de Caxias do Sul. A coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Tere Mandelli, apresentou a ação realizada com as pessoas em situação de rua, como a Hospedagem Solidária e a distribuição de sopas. No segundo momento, o membro do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), José Jardelino, apresentou o trabalho das Santas Missões Populares.
Dando sequência ao encontro, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, recordou as diretrizes do Plano Diocesano de Pastoral e as prioridades apontadas pelo Conselho Diocesano de Pastoral: o fortalecimento dos conselhos de pastoral, sejam comunitários ou paroquiais, além de tornar os espaços eclesiais lugares de profunda espiritualidade. Sobre as questões práticas, salientou a importância do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese e deu orientações acerca do calendário diocesano 2024.
Logo depois, a coordenadora do Conselho no período 2021-2023, Lisiane de Sousa, fez um resgate histórico dos acontecimentos e ressaltou, como ponto central, o envolvimento do colegiado na organização, escuta e síntese da fase local do Sínodo, entre os anos de 2021 e 2022. Assim, ao recordar o estatuto que rege essa instância, iniciou-se o processo de escolha da nova equipe de coordenação, ficando assim definida:
- Coordenadora titular: Daiane Bristot | Pastoral da Criança e Pastoral da Comunicação
- Coordenador suplente: Rogério Contini | Região Pastoral de Garibaldi
- Vice-coordenadora: Liane Lazzarotto Simioni | Iniciação à Vida Cristã no Vicariato de Nova Prata
- Vice-coordenador: Lucas Dalsotto | Pastoral da Educação
- Secretária titular: Márcia Novello | Área Centro da Região Pastoral de Caxias do Sul
- Secretário suplente: José Artur Schiling | Região Pastoral de São Francisco de Paula
O encontro do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Caxias do Sul foi concluído com o almoço de confraternização.
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes