Encontro, junto ao espaço de Catequese da Paróquia Santa Catarina, contou com a presença de lideranças delegados pelos serviços e pastorais de expressão diocesana, além do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira
O Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Caxias do Sul tem nova coordenação para o período que se estende até 2025. E equipe composta pelas funções de coordenação, vice-coordenação e secretaria, com titulares e suplentes, é formada por seis pessoas eleitas por aclamação em encontro diocesano realizado na manhã deste sábado, 30 de setembro, junto ao espaço da Catequese da Paróquia Santa Catarina, em Caxias.
O encontro diocesano do Conselho de Leigos e Leigas reuniu 30 lideranças delegadas pelos serviços e pastorais de expressão diocesana, além do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira. Durante a atividade, o grupo rezou pelo Sínodo dos Bispos 2021-2024, que terá sua primeira assembleia em Roma entre os dias 04 e 29 de outubro.
Seguindo as prioridades definidas durante o primeiro encontro do Conselho em 2023, leigos apresentaram duas frentes importantes do trabalho social da Igreja na Diocese de Caxias do Sul. A coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Tere Mandelli, apresentou a ação realizada com as pessoas em situação de rua, como a Hospedagem Solidária e a distribuição de sopas. No segundo momento, o membro do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), José Jardelino, apresentou o trabalho das Santas Missões Populares.
Dando sequência ao encontro, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, recordou as diretrizes do Plano Diocesano de Pastoral e as prioridades apontadas pelo Conselho Diocesano de Pastoral: o fortalecimento dos conselhos de pastoral, sejam comunitários ou paroquiais, além de tornar os espaços eclesiais lugares de profunda espiritualidade. Sobre as questões práticas, salientou a importância do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese e deu orientações acerca do calendário diocesano 2024.
Logo depois, a coordenadora do Conselho no período 2021-2023, Lisiane de Sousa, fez um resgate histórico dos acontecimentos e ressaltou, como ponto central, o envolvimento do colegiado na organização, escuta e síntese da fase local do Sínodo, entre os anos de 2021 e 2022. Assim, ao recordar o estatuto que rege essa instância, iniciou-se o processo de escolha da nova equipe de coordenação, ficando assim definida:
- Coordenadora titular: Daiane Bristot | Pastoral da Criança e Pastoral da Comunicação
- Coordenador suplente: Rogério Contini | Região Pastoral de Garibaldi
- Vice-coordenadora: Liane Lazzarotto Simioni | Iniciação à Vida Cristã no Vicariato de Nova Prata
- Vice-coordenador: Lucas Dalsotto | Pastoral da Educação
- Secretária titular: Márcia Novello | Área Centro da Região Pastoral de Caxias do Sul
- Secretário suplente: José Artur Schiling | Região Pastoral de São Francisco de Paula
O encontro do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Caxias do Sul foi concluído com o almoço de confraternização.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor