Nesta terça-feira, 14, o conselheiro Alexandre Postal tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Ele comandará a Instituição ao longo do ano de 2022. Na oportunidade, também foram empossados o novo vice-presidente, conselheiro Marco Peixoto e o 2º vice-presidente, conselheiro Iradir Pietroski. O conselheiro Renato Azeredo assumiu a função de corregedor-geral; o conselheiro Cezar Miola, de Ouvidor; e os conselheiros Estilac Xavier e Algir Lorenzon assumem a presidência da 1ª e da 2ª Câmaras, respectivamente.
Em seu discurso, Alexandre Postal falou sobre o foco da gestão. “No futuro da atuação dos Tribunais de Contas, vejo um papel importante que vai exigir uma mudança no pensamento dos vieses fiscalizatórios e punitivos, para caminhos voltados à orientação e reflexão das políticas públicas”. Ele também afirmou que irá implantar um setor que analise o desempenho das políticas públicas e estabeleça diretrizes de governança aos gestores públicos, além do Laboratório de Análises Rodoviárias e de Obras Públicas, para acompanhar a execução de obras e a qualidade dos produtos contratados, objetivando a boa aplicação dos recursos.
A sessão especial de posse foi comandada pelo conselheiro Estilac Xavier, que antecedeu o conselheiro Alexandre Postal na Presidência do TCE-RS. Ao transmitir a Presidência, Estilac Xavier destacou algumas das ações desenvolvidas no biênio; entre elas, a economia de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos, oportunizada pelas auditorias concomitantes realizadas pelo Tribunal. A situação especial causada pela pandemia exigiu a suspensão do expediente presencial, com o objetivo de diminuir os índices de contaminação causados pela Covid-19. “Proclamamos a vida como valor incontornável, e tratamos de usar todos os meios à nossa disposição para protegê-la”, afirmou.
Também discursaram o conselheiro Renato Azeredo, representando os demais conselheiros; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo Costa da Camino.
Indicado pelo então governador José Ivo Sartori, o conselheiro Alexandre Postal, bacharel em Administração Pública, assumiu sua cadeira no TCE-RS em 2016. Ao longo de sua vida pública, foi prefeito do Município de Guaporé, sua cidade natal, e exerceu seis mandatos como deputado estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa do RS, secretário de Estado dos Transportes e presidente em três oportunidades da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Em 2018, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta condecoração do Parlamento Gaúcho.
Também prestigiaram a cerimônia os conselheiros substitutos do TCE-RS Heloisa Piccinini, Alexandre Mariotti, Ana Warpechowski, Daniela Zago, Letícia Ramos e Roberto Loureiro; o governador do Estado, Eduardo Leite; o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; os ex-governadores do RS Germano Rigotto, Olívio Dutra, Jair Soares e Pedro Simon; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes; o presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC), Joaquim Alves de Castro Neto; além dos representantes dos Tribunais de Contas do Estado e do Município do Rio de Janeiro, e dos Estados de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul e Goiás; dos representantes das associações de servidores ativos e aposentados do TCE-RS, e demais autoridades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TCE
Foto: Reprodução TCE
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves