Congresso Movergs tem mote da transformação na cadeia moveleira

O tema do 27º Congresso Movergs, que acontece nesta quinta-feira, 13, em Bento Gonçalves, no Salão Malbec do Dall’Onder Grande Hotel, tem como mote a “Transformação”. Em meio a um cenário de oscilação econômica e crise política, a cadeia é mais um, de tantos setores, que sente os reflexos.

Um dos exemplos é que em maio as exportações gaúchas de móveis cresceram 13,9% no mês de maio, e ao mesmo tempo, a estimativa é de uma queda em 2017 de 1,6% em volumes de produção no Brasil.

O presidente da Movergs, Volnei Benini, entende que o problema político, com diárias denúncias de corrupção, também afeta o setor. “Os maus políticos, as más diretrizes, a alta carga tributária, enfim, é um somatório de fatores que poderia ser melhor para que pudéssemos gerar emprego e negócios”, afirmou.

Edson Pelicioli, presidente do Sidmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), define como um “problema grave” a crise política, mas destaca que o setor tem buscado alternativas para superar. “Estamos começando a melhorar, vai ser lento e longo, mas os indicadores estão mostrando”, acrescentou.

O empresário Sérgio Dalla Costa, da Motiva Móveis, e do Conselho da entidade, acredita que a “transformação é na nossa maneira de agir e pensar. É o momento de pensar como podemos trabalhar nestas dificuldades que temos no Brasil. Que tenhamos condições de resolve-las”, disse.

Também conselheiro do Sindmóveis, Henrique Tecchio, da Bentec, destaca que “esta falta de previsibilidade que existe na politica nos trás algumas peças. Alguns índices internos de consumos estão melhornado, o que mostra que o segundo semestre deverá ser melhor que o primeiro”, define.

O presidente do CIC-BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves), Laudir Piccoli, lembra que a busca por melhores incentivos junto aos governantes para a classe empresarial é permanete. Salienta ainda que “o brasileiro é um consumidor em potencial e que a oportunidade existe. Acreditamos que haverá um crescimento substancial nos próximos cinco anos”, mencionou.

O Congresso Movergs reúne cerca de 500 participantes nesta quinta-feira em Bento Gonçalves.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido