Congresso Internacional da FIEMA Brasil terá mais de 400 trabalhos

Total de inscritos cresceu 68% com relação à edição anterior. Propostas acadêmicas poderão ser conhecidas da 10 a 12 de abril, em Bento Gonçalves

Espaço expositivo para demarcar o conhecimento científico dentro da Fiema Brasil, o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente viverá sua maior edição entre os dias 10 e 12 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Ao todo, 472 trabalhos de acadêmicos e pesquisadores voltados a 14 áreas de interesse ambiental foram submetidos à organização do encontro – uma atração que ocorre dentro do FiemaCon, painel de conhecimento e de networking da feira. São 191 projetos a mais do que no quinto congresso, número que representa um crescimento de quase 68% em relação ao evento de 2016, o último a ser realizado.

A preferência dos estudiosos recaiu sobre soluções voltadas aos resíduos sólidos. Esse segmento recebeu 90 trabalhos, ou seja, 19% do total. Outras áreas com significativas demandas foram tecnologia ambiental e recursos hídricos, com 77 e 60 estudos cada, respectivamente – as três áreas juntas representam quase metade dos trabalhos enviados.

Agora, uma comissão técnica liderada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), parceira na organização do congresso, avaliará os trabalhos a fim de selecioná-los. Os projetos aceitos serão divulgados por meio do site fiema.com.br, na aba FiemaCon. O CITMA traz como tema neste ano “Inovação com Sustentabilidade em Tempos de Mudança”. Para entender – e debater – o teor dessa ideia, um time expressivo de palestrantes – alguns internacionais – se reunirá para falar sobre recursos hídricos (10/4), resíduos sólidos (11/4) e tecnologias ambientais (12/4).

No primeiro dia, estão confirmadas as palestras de Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que falará sobre mudanças climáticas, e do hidrogeólogo Roberto Kirchheim, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, vinculada ao Ministérios de Minas e Energia, que abordará as águas subterrâneas.

 

Para discutir acerca dos resíduos sólidos, a Fiema está trazendo o alemão Dirk Bludau e o finlandês Hannu Lepomaki, responsáveis por argumentar sobre resíduos de saúde e valorização de resíduos sólidos, respectivamente. Além deles, Valéria Michel, da Tetra Pak, discorrerá sobre gestão pós-consumo, e o professor José Fernando Jucá, da Universidade Federal do Pernambuco, versará sobre os processos de tratamento de resíduos. Finalizando a programação, Otto Fonseca, da Sulgás, e o professor de PPG da USP/São Carlos Eduardo Cleto Pires comandarão as palestras do dia 12 de abril, conversando sobre biogás e processos avançados no tratamento de efluentes, respectivamente.

 

Áreas do conhecimento dos trabalhos inscritos

 

Águas Residuárias: 45

Educação Ambiental: 39

Economia e Meio Ambiente: 10

Energias: 35

Gestão Ambiental na Indústria: 14

Gestão Ambiental Pública: 20

Gestão Ambiental Rural: 04

Impactos Ambientais: 47

Química Ambiental: 10

Recuperação de Áreas Degradadas: 07

Recursos Hídricos: 60

Resíduos Sólidos: 90

Saúde Ambiental: 14

Tecnologia Ambiental: 77


Total: 472

 

            SERVIÇO

O que: Fiema Brasil – Feira de Negócios, Tecnologias e Conhecimento em meio ambiente

Quando: 10, 11 e 12 de abril de 2018

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves, RS

Informações e inscrições para os seminários: www.fiema.com.br

error: Conteúdo Protegido