Congresso de Educação homenageia professoras da rede pública de ensino de Bento

Nesta terça-feira (20) ocorreu, no CTG Laço Velho, a abertura do Congresso de Educação – “Olhares que Transformam”. O evento é um espaço de troca de ideias e de experiências, de teorias e práticas, e de reflexões que marca o início do ano letivo. Na ocasião, 900 profissionais da área participaram.

Com uma agenda que inclui palestra, painéis e oficinas, o Congresso de Educação evidencia o papel do professor na construção da aprendizagem na rede pública de ensino. Neste percurso, tem-se um processo plural, transformador, onde se destaca ações, como foi evidenciado no evento, de  movimentos em prol do aluno. Um desses exemplos está relacionado à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em 2023, 65 estudantes da rede municipal de Bento Gonçalves foram premiados na etapa nacional da 18ª edição da Olimpíada, com medalhas e menções honrosas, bolsas de iniciação científica júnior e participação em viagens e eventos científicos.

Assim, três professoras da rede pública de ensino, que receberam distinções da OBMEP, foram homenageadas no Congresso de Educação, são elas: Fernanda Nardini Tecchio, Elisa Ariotti e Bruna Stail.

Fernanda destaca sobre a importância da homenagem: “É um reconhecimento, uma valorização do trabalho do professor, do trabalho diário que acontece na escola, da equipe diretiva. É importante a SMED realizar esse momento. Fico muito agradecida”.

Ainda, quatro escolas do município foram premiadas devido ao destaque dos seus estudantes na prova: EMEF Prof. Agostino Brun, EMEF Anselmo Luigi Piccoli, EMEM Alfredo Aveline e EMEF Vânia Mincarone, que receberão como prêmio material pedagógico para subsidiar a preparação dos estudantes, no próximo ano.

Outro destaque que o Congresso homenageou foi a iniciativa do Prêmio Boas Práticas SET Brasil 2023 por meio de três projetos classificados na Categoria Educação Infantil na 5ª Edição do Seminário de Boas Práticas Pedagógicas. As professoras que coordenaram os projetos são Jéssica Portella Lucas, com a prática “Tomates em ação” e Marianison Natividade Sisti, com a prática “Sentir, explorar e vivenciar: que ovo é esse?”, da EMI Recanto Alviazul, e Josiane Pagani, com a prática “A vida em foco! Mãos pequeninas que transformam o mundo”, da EMI Bom Pastor.

O projeto vencedor que vai representar o município em São Paulo, no dia 05 de março, e foi selecionado por meio de 807 projetos. Desses, foram selecionados três para cada categoria, sendo   “A vida em foco! Mãos pequeninas que transformam o mundo”, da EMI Bom Pastor, ter sido escolhido Categoria Educação Infantil.

A professora Josiane Pagani explica como nasceu o projeto. “O projeto foi elaborado pensando na importância das crianças desenvolverem desde cedo bons hábitos relacionados à sustentabilidade, cuidados com a sua vida e com a vida do planeta, tornando-se disseminadoras destes hábitos em seus lares com suas famílias. O material Set Brasil trouxe sugestões e subsídios que muito contribuíram no processo e que puderam ser colocadas em prática com as crianças”.

Ainda, a professora expressa seu sentimento de estar na Etapa Nacional representando a rede pública de ensino.“Me senti bastante lisonjeada e feliz por este reconhecimento. É uma grande responsabilidade representar a nossa cidade e a minha escola neste evento. É um orgulho representar tantas colegas que fazem um trabalho de excelência na nossa Educação. Isso também me impulsiona a ser uma Educadora ainda melhor. Gratidão à EMI Bom Pastor e à Secretaria Municipal de Educação por sempre dar o suporte e os subsídios necessários para que eu pudesse realizar todas as propostas com as crianças”.

A Gerente de Serviços Educacionais da Editora Moderna, Renata Piassi, fala sobre a 5ª edição nacional do Prêmio de Boas Práticas do SET Brasil. “O evento objetiva trazer visibilidade para essas práticas, além do reconhecimento e a troca de experiências que os professores de vários lugares de nosso país fazem. A gente percebe quando os professores realiza as boas práticas, além da utilização, existe um engajamento e que estão fazendo um bom uso do material. Estão ampliando as possibilidades a partir dele. O material é um apoio, e o protagonismo do professor acaba levando às práticas exitosas”

Após as homenagens, o cerimonial abriu espaço para a fala das autoridades. A Secretária de Educação Adriane Zorzi deu as boas-vindas e destacou sobre a busca de transformações na relação entre professor e aluno. “Que tenhamos um 2024 de muitas aprendizagens. Iniciamos mais um ano e muito projetos acontecerão, alunos e professores novos, e, nós, todos juntos com a mesma missão do ensino. Temos professores que buscam o melhor para seus alunos, seja por meio do ensino, dos projetos, construir aprendizagens e realizar sonhos. Quero agradecer o empenho e comprometimento de cada um e de cada uma de vocês aqui. Se nós temos uma educação de referência, é mérito de vocês, que trabalham, lutam e buscam inovação para chegar na transformação. E mais do que nunca precisamos desse olhar. Sucesso a todos vocês!”.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou sobre a educação de qualidade da rede pública de ensino, além de evidenciar a importância da profissão de professor. “Tenho um orgulho gigantesco das nossas escolas municipais de Bento Gonçalves. O trabalho que está sendo feito ao longo dos anos pelos professores e equipes traz uma qualidade ascendente. Isso é muita dedicação de todo mundo e os bons resultados aparecem. Temos material padronizado para os alunos, autonomia financeira para as equipes diretivas e obras para melhorar a infraestrutura. Quem entra na educação de Bento Gonçalves, tem orgulho de estar na rede pública. É um trabalho em que todo mundo está junto no dia a dia e a população de Bento Gonçalves reconhece a qualidade das nossas professoras e escolas. A função de cada professor é fazer a diferença na vida da gurizada. Um bom ano para todo mundo!”.

Após, foi proferida a palestra “Educação humanizadora”, com a Doutora em Educação (USP) e pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores- Faculdade de Educação- USP), Terezinha Azerêdo Rios. Ela destacou que uma educação de boa qualidade contribuiria no sentido de construir uma cidadania efetiva, uma sociedade democrática. Ainda, ela problematizou sobre o que é uma educação humanizadora.

No mesmo dia 20 de fevereiro, aconteceu a oficina “Criatividade: estratégias e ferramentas para a sala de aula”, com a psicóloga, facilitadora de processos criativos, professora e consultora de criatividade, Luciana Bonamigo Valls, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA).

Programação

O Congresso de Educação segue até esta quinta-feira 22 de fevereiro. No dia 21 de fevereiro, a agenda de atividades conta com três painéis. O primeiro é com Maria Regina Passos, doutora em Linguística Aplicada – PUC-SP, Mestre em Psicologia da Educação – PUC-SP, MBA em Gestão Educacional, graduada em Biologia e Pedagogia, tem 38 de atuação na Educação Pública. Maria Regina vai ministrar a palestra “Evidências de aprendizagem na prática pedagógica”. O encontro ocorre na Fundação Casa das Artes em dois horários, às 8h e às 14h.

Ilan Brenman, considerado um dos principais escritores de Literatura Infantil do Brasil, é Mestre e Doutor em educação pela USP e bacharel em psicologia pela PUC de São Paulo. Publicou mais de 70 livros e é um dos autores brasileiros mais traduzido no exterior. Ilan vai ministrar o eixo temático “Educação e criatividade: provocações para nossos tempos”, também às 8h, na Fundação Casa das Artes, e às 14h, no CMAPA.

Ilan explana sobre o tema que traz “a importância do mundo simbólico numa era inundada por telas e conteúdos digitais. A criatividade é reflexo da curiosidade, portanto, despertar a curiosidade infantil é um caminho para desenvolver várias áreas do desenvolvimento infantil”.

Fernando Barnabé, Mestre em Educação e licenciado em Matemática, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Ele vai ministrar “Planejamento pedagógico: intencionalidades e dimensões em jogo”, no CMAPA, às 8h, e às 14h, na Fundação Casa das Artes.

No dia 22 de fevereiro, os professores poderão se inscrever nas temáticas de seu interesse, selecionando uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, como Jogos Estruturados: Blocos Lógicos; A Literatura e os Campos de Experiência; As Múltiplas Linguagens na Educação Infantil; Resolução de Problemas: Uma Competência Transversal; Linguística e Práticas Discursivas; Aprendizagem Criativa e Abordagem (STEAM); Investigação nas Áreas do Conhecimento; Fazendo Matemática com Arte; A Leitura do Mapa do Céu Indígena – Desenvolvendo a Competência Motora; Letramento Científico: Princípios e Práticas; Educação Inclusiva e suas Tecnologias; Desafio do Uso da Tecnologia na Sala da Aula; Robótica; Cultura Maker; e Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas do conhecimento.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Jose Martim Estefanon

PG

error: Conteúdo Protegido