Congresso de Educação envolveu 1.190 profissionais da rede pública de ensino de Bento

Encerrado nesta terça-feira (25), o Congresso de Educação envolveu os profissionais da rede pública de ensino de Bento Gonçalves, que vivenciaram quatro dias intensos de palestras e capacitações sobre temas como Letramento Matemático, Criatividade e Vivências Restaurativas. Ao todo, foram contemplados 1.190 profissionais que atuam diariamente nos 46 educandários municipais, atendendo um universo de aproximadamente 13.400 alunos.

Entre os dias 24 e 25 ocorreu a capacitação “A criatividade e suas possibilidades: o olhar do multiplicador”, com Luciane Bonamigo Valls, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA). O momento teve como público-alvo supervisores de EMEFs/EMIs e vice-diretores de EMIs.  “A ideia é que possam entender que a criatividade é algo necessário dentro das escolas, das salas de aula. E hoje estamos trabalhando muito nesta capacitação no sentido de poder mostrar formas, estratégias que possam ser utilizadas, um uso bem intencional de estratégias criativas e formar alunos que sejam pensadores criativos”.

Ainda, Luciane destaca que “a criatividade é um elemento essencial para a aprendizagem. Quando aluno aprende de forma criativa, ele desenvolve níveis mais elevados de pensamento. Eles têm um grau de engajamento, de alegria, aprende de forma mais profunda, mais eficaz”.

Mônica Beltrami, supervisora da EMEF Lóris Pasquali Reali, ressalta sobre a necessidade de aprender sempre. “Toda vez que a gente participa de uma palestra, de um congresso, sempre tem algo novo para aprender, para colocar em prática. Ver de uma nova forma aquilo que se fazia antes. E como profissional estou com as professoras, estar auxiliando elas, dando sugestões e criando coisas juntos”.

Thaís de Anhaia, supervisora pedagógica dos Anos Finais da EMEF Maria Borges Frota, destaca que “é muito importante esse momento que a gente para trocar acertos e erros da vida docente, mas termos um novos olhares, reaprender, para todos caminharmos numa mesma direção. Nos motivar entre colegas. Apesar de estarmos em escolas diferentes, a proposta do município é a mesma”.

Também nos dias 24 e 25 de julho, ocorreu na Promotoria, as Vivências Restaurativas para monitores e profissionais de apoio com as instrutoras Marlisete Alessi e Vanise Marconi. As vivências restaurativas ajudam as pessoas a se cuidar, como fala Vanise. “Estamos fazendo um círculo de autocuidado. De início, elas falam delas, como estão se sentindo nas escolas, as emoções delas. Depois abordamos a metodologia da Justiça Restaurativa e para elas levaram isso para a escola com os objetivos de olhar com empatia, onde cada um tem uma história”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que o Congresso de Educação trouxe novos olhares para a prática docente. “Os encontros de formação de profissionais da educação que aconteceram nestes quatro dias, foram momentos de estudo, reflexão, experiências, buscando novos olhares e possibilidades de aprendizagem no ambiente escolar.
Os profissionais participaram, além das palestras, de atividades onde permitiram-se vivenciar e exercitar a criatividade, a criação de novas ideias e espaços. Foram encontros de muito crescimento e descontração conectando a escola as novas possibilidades de ser uma escola criativa”.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido