Para votar basta acessar o link vota.rs.gov.br e ter em mãos o Título de Eleitor.
Teve início nesta segunda-feira (27) e seguirá até a sexta (1/12) a Consulta Popular 2023. O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) organiza o processo, que visa a distribuição de verbas, oriundas do Governo do Estado, a projetos definidos pela população, através de votação online.
“Este é um o momento de extrema relevância para a sociedade civil organizada, que inscreveu seus projetos e teve os mesmos selecionados nas plenárias microrregionais e, após, na Assembleia Geral Ampliada, mobilizar a população em busca de votos para receber tão importante recurso”, afirma a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia.
O valor para cada projeto foi dividido igualitariamente em R$ 432.142,86. Além do montante que será destinado aos quatro projetos mais votados, caso a Serra Gaúcha, entre os 32 municípios que fazem parte do Corede Serra atingir 100 mil votos, o Governo do Estado aportará mais R$ 1 milhão para ser dividido entre eles.
Conheça os projetos que fazem parte da cédula:
Assistência Social: PE-246 Socialização dos Idosos – Maior inclusão da população mais idosa em atividades sociais e culturais para mantê-los com boa qualidade de vida.
Turismo: PP-259 Desenvolvimento de turismo – A serra gaúcha tem um grande potencial de turístico para desenvolver.
Inovação, Ciência e Tecnologia: PP-342 Hub de Inovação de Bento Gonçalves – O INOVA Bento é uma iniciativa que visa atender e fomentar diálogos e iniciativas em inovação, pautado em 4 grandes pilares de atendimento: educação, soluções para startups, soluções para empresas, e apoios e incentivos. A criação do INOVA Bento promoverá no município e na região o desenvolvimento tecnológico de todos os setores, permitindo a criação de uma referência de informações necessárias para promover a cultura da inovação. O objetivo do projeto é a estruturação do Centro de Inovação de Bento Gonçalves. Trata-se da primeira estrutura de articulação da Inovação do município, tornando-se uma necessidade latente as empresas da região.
Justiça e Direitos Humanos: PP-552 Justiça Restaurativa Círculos de Construção de Paz. Reconstruindo Caminhos/ Bento Para Todos (Presídio de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Prata) – O município de Bento Gonçalves, vem através deste projeto propor uma nova abordagem e uma nova forma de atuação para as políticas públicas de Direitos Humanos e Justiça, no que se refere às suas intervenções junto às famílias, comunidades e instituições do município do envolvidas em situações reais ou potencialmente destrutivas advindas do risco e vulnerabilidade social. O estigma e o preconceito que encobrem a visão externa lançada sobre um presídio, normalmente aniquilam qualquer esperança ou sonhos que possam ser cultivados por quem se encontra atrás das barras da prisão. Privado de liberdade e longe da família e dos amigos, o detento muitas vezes perde a própria identidade, sendo tratado não pelo nome ou sua história de vida, mas como mais um número de artigo do Código Penal. Utilizando a metodologia dos Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de paz em parceria com os profissionais da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves queremos oferecer novos caminhos oportunidades e esperança para aqueles que se encontram privados da liberdade, além de contribuir para a redução da criminalidade trazendo mais segurança para a população, redução de danos, fortalecer o futuro egresso prisional na direção de sua emancipação para a prática de meios racionais e realistas para conquistar os seus direitos e praticar seus deveres perante a sociedade, diminuir a reincidência dos apenados participantes dos Círculos de Construção de Paz.
Turismo: PP – 603 Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio “para promover o turismo religioso, o desenvolvimento econômico e cultural – Objetivos de utilização dos recursos serão direcionados para: Infraestrutura: Melhorias na infraestrutura do roteiro Caminhos de Caravaggio, incluindo sinalização, acessibilidade e criação de pontos de apoio. Promoção e Marketing: Desenvolvimento de campanhas de marketing e promoção para atrair visitantes, incluindo a criação de material promocional e a participação em eventos turísticos. Capacitação: Treinamento de guias turísticos, artesãos e profissionais locais para oferecer experiências de alta qualidade aos visitantes. Preservação do Patrimônio: Conservação de capelas e locais históricos ao longo do roteiro. Em resumo, a proposta busca apoio para a promoção e desenvolvimento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, sendo evidente o impacto social, econômico e cultural da promoção desta rota, na região de abrangência do COREDE Serra.
Desenvolvimento urbano: PP – 834 Resiliência Urbana: desenvolvimento de planos de contingência para eventos extremos no Corede Serra – Utilizar a norma ISO ABNT 37123 contribuir com as cidades do Corede Serra desenvolvendo: um modelo de auto diagnóstico de gestão de riscos passos para organização de um plano de contingência orientação para construção de um modelo de gestão de alertas A partir dos resultados obtidos no modelo de auto diagnóstico e dos condicionantes físicos, legais, sociais e econômicos será possível identificar ações propositivas de cada município. Se as cidades conseguirem identificar potenciais ameaças que enfrentam, poderão se preparar para evitá-las, agir rapidamente e minimizar os efeitos na população.
Fonte: Mônica Rachele | Assessora de Imprensa do Corede Serra
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves