Confira o perfil do deputado Adolfo Brito, novo presidente da Assembleia Legislativa

Adolfo José Brito nasceu em 30 de maio de 1950, na localidade de Posse do Caçador, interior de Sobradinho, hoje pertencente ao município de Segredo. Filho de pequenos produtores rurais, ainda criança morou na sede distrital de Segredo, onde seus pais, Leopoldo Brito e Maria Rodrigues Brito, trabalharam em uma olaria na fabricação de telhas e tijolos. Com apenas oito anos de idade, o pequeno Adolfo também começou a ajudar os pais no sustento de casa e, aos 11 anos, Brito foi com a família para Sobradinho. Lá, seu Leopoldo trabalhou como operário da limpeza pública na prefeitura, função na qual acabou se aposentando. Em busca de oportunidades, Brito exerceu diversos ofícios: engraxou sapatos, carregou malas na rodoviária, entregou jornais, vendeu frutas e trabalhou no balcão da rodoviária. De lá, saiu aos 21 anos para começar uma nova carreira de operador de áudio na Rádio Sociedade Sobradinho. Mais tarde, viraria locutor nos programas locais.

FORMAÇÃO ACADÊMICA 
Adolfo Brito fez o ensino fundamental na Escola Municipal Santo Carniel, de Sobradinho. Em 1973, concluiu o curso técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial PIO X – Entidade Mantenedora Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, atual Escola Padre Benjamim Copetti, em Sobradinho. Em julho de 2013, aos 63 anos, formou-se Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), com sede na cidade de Portão.

COMEÇO DA TRAJETÓRIA POLÍTICA 
Brito ingressou na política por intermédio do ex-prefeito de Sobradinho, Ovídio Bavaresco, da antiga Arena. Bavaresco, que já havia lhe ajudado na infância, também o colocou na escola, ajudando a custear despesas. Em 1978, atendeu ao convite de Bavaresco e concorreu a vereador de Sobradinho, ficando na primeira suplência da bancada. Em 1982, elegeu-se vereador, e em 1988, tornou-se prefeito de Sobradinho.

TRAJETÓRIA COMO DEPUTADO ESTADUAL 
Atualmente em seu oitavo mandato consecutivo, Brito é o decano do parlamento gaúcho, detendo o maior número de eleições vitoriosas de forma continuada. Uma trajetória de 30 anos, que culmina, em 2024, com o desafio de comandar o Poder Legislativo gaúcho. Eleito pela primeira vez em 1994, desde então tem se empenhado em trabalhar pela realização de centenas de obras para a Região Central do Estado, tais como: asfalto, redes de água, poços artesianos, casas populares, obras de saneamento, recursos para escolas, ginásios esportivos, telefonia rural e outras demandas. O parlamentar foi membro titular nas Comissões de Economia, Assuntos Municipais, Defesa do Consumidor e de Cidadania e Direitos Humanos. Além disso, no período de 2000 a 2022, foi titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, tendo presidido o órgão técnico por oito anos consecutivos, de 2015 a 2022.

Fonte e fotos: Assembleia Legislativa do RS

error: Conteúdo Protegido