O gesto solidário de todas as paróquias da Diocese será a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores; diversas comunidades terão tapetes de serragem e outras ainda com as doações, que serão encaminhadas aos necessitados
A Diocese de Caxias do Sul realizou levantamento da programação das celebrações de Corpus Christi, na quinta-feira, 16 de junho de 2022. O mapeamento leva em conta as paróquias das sete Regiões de Pastoral da Diocese. Neste dia, a Igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus e é tradicionalmente uma data para manifestar fé publicamente com procissões e celebrações.
Em toda a Diocese, comunidades vão celebrar a Eucaristia e, logo após, realizar a procissão com o Santíssimo Sacramento, isto é, a presença de Jesus Cristo na Hóstia consagrada. Diversas localidades terão a confecção de tapetes de serragem, a exemplo de Antônio Prado, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. O gesto solidário de todas as paróquias da Diocese será a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores, por isso, alguns locais também farão tapetes solidários: um exemplo é a Paróquia Santo Antônio de Forqueta, em Caxias do Sul.
O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, irá presidir a Missa às 14h30min, em frente a Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. Logo após, a procissão será nas ruas do entorno da praça e a bênção junto à escadaria da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila. A oferta da Missa das 14h30min, em frente à Catedral, será destinada à Fraternidade O Caminho, que atua no cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua. Haverá também a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.
“Esse período marcado por intensas chuvas e baixas temperaturas tem tocado a vida de tantas pessoas que vivem em situação de extrema necessidade, com poucas condições de manter viva a dignidade do ser humano. Não podemos fechar os olhos do coração diante da dor e do sofrimento dos outros. Penso que os gestos de caridade estão ao alcance de cada um de nós. Por isso convido a todos vocês a nos unirmos num gesto de solidariedade, de amor pela vida dos nossos irmãos e irmãs. Que possamos partilhar cobertores e roupas, mas também alimentos para amenizar a dor e a fome de tantos necessitados”, pontua Dom José Gislon.
Confira a programação de Corpus Christi na Diocese de Caxias do Sul no anexo: Programação das Paróquias Corpus Christi 2022
VÍDEO DE DOM JOSÉ GISLON SOBRE A COLETA: https://www.youtube.com/watch?v=vZlRImltYbU&t=91s
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Bento Gonçalves alcança recorde de empregos formais em julho
Legado da imigração será destaque em programação do II Encontro da Comunidade Italiana do Estado
BGF/AAPF visita o Trianon Canguçu pelo jogo de ida das oitavas de final do Gauchão Série C