Confiança do empresário do comércio registra segundo mês com variação positiva, aponta Fecomércio-RS

Os recentes escândalos políticos não tiveram reflexos importantes sobre os primeiros sinais de retomada da economia. Em setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Fecomércio-RS e anunciado nesta terça-feira (3), registrou alta de 9,0% sobre o mesmo mês do ano passado. Aos 100,2 pontos, o indicador saiu do campo pessimista para um status de neutralidade. O resultado foi o segundo com variação positiva após os efeitos gerados pelos últimos acontecimentos no campo político.

Na análise sobre as condições atuais em setembro, apenas a avaliação do empresário sobre a própria empresa se deteriorou. De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a expectativa dos comerciantes quanto ao futuro está em trajetória ascendente, ainda que lenta. “É fundamental que as reformas econômicas sejam aprovadas, formando as bases para a retomada de um crescimento sustentado”, afirma.

O indicador que mede as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) avançou 30,6% em setembro na comparação interanual. Aos 70,9 pontos, há uma melhora gradual, embora esteja ainda em campo pessimista. “A percepção dos empresários sobre o momento atual ainda é muito restritiva”, pontua o presidente da Fecomércio-RS, citando como fatores limitantes o crédito restrito e o fraco desempenho do mercado de trabalho.

As expectativas dos empresários do comércio (IEEC) permanecem em elevado nível otimista, aos 141,7 pontos em setembro. O crescimento de 3,9% sobre setembro/2016 é reflexo do cenário formado por inflação estável e redução da taxa de juros. Já os dados referentes aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) mostram uma alta de 3,4% no confronto com o mesmo período do ano passado. Essa melhora vem sendo pautada principalmente pela intenção de contratação de funcionários, com a proximidade do final do ano.

 

Fonte: Fecomércio-RS

 

error: Conteúdo Protegido