A VI edição do concurso internacional “Tannat al Mundo Terruño de Oro”, realizado de 30 de outubro a 3 de novembro, em Montevideo, no Uruguai, ratificou o potencial brasileiro para a produção de vinhos da variedade Tannat. Os 12 jurados tiveram a missão de avaliar mais de 160 amostras de Tannat oriundas de cinco países, e dois rótulos nacionais figuram entre os 47 produtos que receberam medalha de ouro.
A organização e o desenvolvimento do “Tannat al Mundo Terruño de Oro” seguem os padrões internacionais indicados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), premiando no máximo 30% das amostras e reunindo jurados experientes da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai para a avaliação. E os enólogos André Peres Jr., diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), e Dirceu Scottá, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), estiveram no concurso representando o Brasil.
Para Peres Jr., as amostras avaliadas foram de alto nível e isso se refletiu nas premiações. “A participação do diretor geral da OIV, Jean Marie Aurand, e do presidente da União Internacional de Enólogos, Serge Dubois, qualificaram muito a competição. Foram agraciadas somente medalhas de ouro, deixando clara a vocação do Uruguai em produzir vinhos com a variedade Tannat, além de mostrar a evolução dos produtos nas duas últimas safras, de excepcional qualidade”, destaca.
Vinhos premiados
Medalha de Ouro
Miolo Reserva Tannat 2015 – Miolo Wine Group
Lendas do Pampa Tannat 2015 – Guatambu Indústria e Comércio de Alimentos
Foto: Arquivo Pessoal
Legenda: Dirceu Scottá, José Lez, André Peres Jr. e Fernando Pettenuzzo
Fonte: Assessoria de Imprensa
Sommelier brasileiro é reconhecido como “estrela mundial” e representará o Brasil em concurso internacional
Operação Safra tem início com alterações no trânsito em ruas do município
Após quebra de 28%, Aurora estima safra de recuperação que deve passar de 70 milhões de quilos de uva