Ao longo de sua história mais de mil pessoas foram atendidas
A Comunidade Rural Terapêutica, localizada no Passo Velho, no distrito de Tuiuty, é referência na região no tratamento de alcoolismo e drogadição e tem capacidade para atender até 32 pessoas, sendo que hoje abriga, pelo menos, 20 moradores. A equipe conta com nove monitores, sendo quatro noturnos e cinco diurnos. Ao longo de sua história mais de mil pessoas foram atendidas no local.
Um dos grandes diferenciais é que a Comunidade Terapêutica de Bento Gonçalves conta com atendimento 100% custeado pela municipalidade. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento.
Os pacientes têm auxílio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico, medicações, participam de grupos de autoestima, além da colaboração de entidades, e atendimento odontológico. Eles contam com atividades nos turnos da manhã e tarde. São realizadas laborterapia (com atividades nas dependências da comunidade), além de reuniões onde são trabalhados os passos de alcoólicos anônimos, com o objetivo de evitar recaídas.
A sede conta com biblioteca, sala de odontologia, horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.
O coordenador do espaço Leonir Vivan assumiu, em 2014, a função na coordenação, e destaca a relevância do espaço para o tratamento do dependente químico. “A maior satisfação que nós como equipe temos é quando um interno conclui seu tratamento e volta a fazer parte da sociedade. Para isso, é importante que cada passo seja concluído com paciência e companheirismo. Aqui nós temos tudo isso, já que contamos com uma equipe qualificada”.
Para o secretário de Saúde Gilberto Junior “a comunidade terapêutica tem uma função social extremamente importante, porque é nesse local que muitas pessoas começam a reconstrução de suas histórias, através de um tratamento exemplar feito por todos os profissionais. Uma boa reabilitação passa por um trabalho em conjunto. E as equipes da Secretaria estão engajadas nessa função”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Casa Madre Teresa da Catedral de Caxias entrega casa para família em situação de vulnerabilidade
Governo divulga nova relação de contemplados na segunda fase do programa MEI RS Calamidades
Governo divulga lista dos contemplados com a CNH Social