Comunidade Terapêutica conta com atendimento 100% SUS

Ao longo de sua história mais de mil pessoas foram atendidas

A Comunidade Rural Terapêutica, localizada no Passo Velho, no distrito de Tuiuty, é referência na região no tratamento de alcoolismo e drogadição e tem capacidade para atender até 32 pessoas, sendo que hoje abriga, pelo menos, 20 moradores. A equipe conta com nove monitores, sendo quatro noturnos e cinco diurnos. Ao longo de sua história mais de mil pessoas foram atendidas no local.

Um dos grandes diferenciais é que a Comunidade Terapêutica de Bento Gonçalves conta com atendimento 100% custeado pela municipalidade. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento.

Os pacientes têm auxílio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico, medicações, participam de grupos de autoestima, além da colaboração de entidades, e atendimento odontológico. Eles contam com atividades nos turnos da manhã e tarde. São realizadas laborterapia (com atividades nas dependências da comunidade), além de reuniões onde são trabalhados os passos de alcoólicos anônimos, com o objetivo de evitar recaídas.

A sede conta com biblioteca, sala de odontologia, horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.

O coordenador do espaço Leonir Vivan assumiu, em 2014, a função na coordenação, e destaca a relevância do espaço para o tratamento do dependente químico. “A maior satisfação que nós como equipe temos é quando um interno conclui seu tratamento e volta a fazer parte da sociedade. Para isso, é importante que cada passo seja concluído com paciência e companheirismo. Aqui nós temos tudo isso, já que contamos com uma equipe qualificada”.

Para o secretário de Saúde Gilberto Junior “a comunidade terapêutica tem uma função social extremamente importante, porque é nesse local que muitas pessoas começam a reconstrução de suas histórias, através de um tratamento exemplar feito por todos os profissionais. Uma boa reabilitação passa por um trabalho em conjunto. E as equipes da Secretaria estão engajadas nessa função”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido